Resumo:
A mudança para o Ensino Remoto Emergencial durante a pandemia trouxe consigo desafios tecnológicos para professores, e gerou um campo frutífero para pesquisas que discutam a remodelagem das práticas de ensino, além de investigações sobre os modos de como o ensino vem sendo ofertado. Este artigo descreve as percepções de um grupo de alunos sobre as práticas de seus professores na pandemia, enfatizando as habilidades e as competências em relação ao Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (CTPC). Para tanto, 324 estudantes avaliaram como os seus professores dominavam a tríade relacional do conteúdo científico, pedagógico e tecnológico em suas aulas. Foi utilizada uma investigação quantitativa por meio da pesquisa Survey e a interpretação dos dados ocorreu pelo método estatístico de cunho dedutivo. Os resultados apontam para a necessidade orientadora das práticas docentes e aperfeiçoamento pedagógico para o desenvolvimento de habilidades tecnológicas quando integradas aos objetivos pedagógicos e aos conteúdos científicos da ciência química.
Palavras-chave:
Ensino de química; Educação a distância; Conhecimentos tecnológicos; Prática docente