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O jogo como mediador pedagógico no diálogo de conhecimentos locais-tradicionais no Ensino das Ciências: o caso de duas escolas culturalmente diversas na Colômbia

The game as a pedagogical mediator in the dialogue of local-traditional knowledge in science education: The case of two culturally diverse schools in Colombia

Resumo

A diversidade e a diferença cultural na escola revelam a necessidade de implementar novas estratégias nas quais os diversos saberes possam dialogar. Este artigo revela parte dos resultados da pesquisa correspondente à construção e adaptação de jogos por parte de estudantes e docentes da área de Ciências do Ensino Médio de duas escolas colombianas, rural e urbana, em busca dos diálogos de Conhecimentos Locais Tradicionais (CLT) e Conhecimentos Científicos Escolares (CCE). O objetivo foi estabelecer o jogo como mediador pedagógico mediante a metodologia investigação, ação, participante (IAP). Os resultados mostraram que as/os estudantes têm CLT herdadas de suas famílias pela oralidade. As duas comunidades educativas têm semelhanças nos CLT, entre elas, o conhecimento e o uso das plantas com fins medicinais, e alguns jogos vivenciados pelos sujeitos nesses territórios. A partir dos resultados, foram identificados processos de mediação entre os jogos, enquanto artefatos culturais.

Palavras-chave
Jogos pedagógicos; Ensino de ciências; Ensino médio; Conhecimento popular; Conhecimento científico.

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