Acessibilidade / Reportar erro

Adaptação e validação de uma escala de atitudes em relação à leitura (EARL)

Adapting and validating a scale of attitudes towards reading (SATR)

Resumo

Essa pesquisa teve como objetivo adaptar e validar a Escala de Atitudes em Relação à Leitura (EARL). A amostra foi composta por 806 sujeitos e as variáveis utilizadas para a análise fatorial foram obtidas dos vinte itens da escala. Os resultados mostraram que o coeficiente de confiabilidade da escala indica uma consistência interna quase perfeita. A medida de adequação da amostra Kaiser-Meyer-Olkin foi considerada altamente satisfatória. O Teste de Esfericidade de Bartlet demonstra que a análise fatorial é adequada. A escala apresentou duas dimensões fatoriais que respondem por 46,1% da variância total presente no conjunto de variáveis manifestas. Os resultados das análises atestam validade e confiabilidade do instrumento para medir as atitudes em relação à leitura.

Palavras-chave
Leitura compreensiva; Compreensão do texto; Estatísticas educacionais; Psicometria; Análise fatorial

Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br