1. Reconhecimento da necessidade de realizar algum tipo de intervenção |
“Percebe-se que tipo de estratégia [é utilizada pelos alunos] e decide se é necessário fazer algumas intervenções” [Tânia, 26/04/2013].
|
2. Reconhecimento dos alunos como produtores de conhecimento |
"[...] o professor consegue ver onde é que os alunos estão" (Tânia, 26/04/2013); "[...] identificar onde os alunos estão matematicamente no contexto daquele conhecimento matemático" [Tânia, 26/04/2013]; "Tem que ir onde o aluno está, identificar onde esse aluno está [do ponto de vista cognitivo]" [Márcia, 26/04/2013]. |
3. Reconhecimento de diferentes resoluções para uma mesma tarefa. |
"Salientar para os alunos a possibilidade de diferentes resoluções para o problema" [Everton, 25/04/2014]. |
4. Identificação das resoluções dos alunos |
"Identificar as estratégias dos alunos e de algum modo, também, identificar a intervenção da professora frente à essas estratégias" [Everton, 06/02/2014]; "ele identifica as estratégias utilizadas pelos alunos e como a professora se posiciona diante dessas estratégias" [Márcia, 06/02/2014]; "Qual(is) estratégias é(são) utilizadas pelos alunos?" [Laís, 06/02/2014]; "Não, não é identificar. Mantém a questão das estratégias e como é que eles justificam as estratégias que eles escolheram. Não é isso? Não é essa intenção?" [Márcia, 06/02/2014] |
5. Interpretação das resoluções dos alunos |
"[...] você pode fazer um questionamento para compreender uma estratégia" [Tânia, 25/04/2014]; "[...] avaliar o potencial matemático das estratégias utilizadas e as relações com os conceitos chave da aula" [Everton, 25/04/2014]; "[...] planejar, de certa forma, o que vai ser apresentado" [Loreni, 25/04/2014]; "A gente [dupla] colocou esse primeiro ‘Identificar as estratégias pessoais e representações utilizadas pelos alunos’ e como segundo ‘avaliar o potencial matemático dessas estratégias’" [Everton, 26/04/2013]; "Eu acho que essa anotação, diz respeito já à ideia de seleção e sequenciamento que ele tem. Então ele tem que avaliar antes" [Paulo, 25/04/2014]; "Ele [professor] identifica todas [resoluções] que tem, avalia o potencial de cada uma delas, solicita que eles justifiquem e depois faz anotações" [Márcia, 25/04/2014]. |
6. Solicitação de justificativas e valorização dos argumentos dos alunos |
"Eu acho que era uma coisa no sentido assim: eu não posso validar, mas eu tenho que minimamente garantir que o aluno compreendeu. Isso vai ser explicitado a partir das justificativas que eles apresentam para estratégias e procedimentos que eles utilizam para resolução. Penso que seria algo nesse sentido" [Everton 02/06/2014]; "[...] é uma estratégia que ela [professora Cristina] utiliza para observar se os alunos compreenderam de fato, ao pedir para eles justificarem" [Paulo, 02/06/2014]; "É uma questão relacionada à interação, não é? O aluno ao justificar leva a professora a perceber que eles compreendem" [Hélia, 02/06/2014]; "Ele [professor] identifica todas [resoluções] que tem, avalia o potencial de cada uma delas, solicita que eles justifiquem, valoriza suas produções, e depois faz anotações".[Márcia, 25/04/2014]. |
7. Busca da compreensão das produções dos alunos |
"É entender o que ele explica e buscar entender o significado atribuído pelo aluno a uma determinada coisa" [Márcia, 26/04/2013]; "Eu não sei se está claro em algum desses itens, se é nesse momento que o professor entende o que os alunos estão fazendo" [Loreni, 25/04/2014] "Ele solicita justificações para poder entender" [Márcia, 25/04/2014]. |
8. Seleção e sequenciamento das resoluções dos alunos, as quais deseja discutir |
"Das que ele quer, ele seleciona e anota" [Paulo, 25/04/2014]; "Eu sabia as cinco que tinha, eu sabia a ordem, mas eu não sabia com quem estava" [Loreni, 25/04/2014]; "Eu acho que essa anotação, diz respeito já à ideia de seleção e sequenciamento. Então ele tem que avaliar e anotar" [Paulo, 25/04/2014]. |
9. Estabelecimento de relações entre as produções dos alunos e as representações matemáticas formalizadas |
"Relacionar as ideias e procedimentos presentes nas estratégias dos alunos com as representações matemáticas formalizadas ou sistematizadas" [Tânia, 24/05/2013]; "Eu observo muito no estágio, que os alunos [futuros professores] discutem as resoluções dos alunos, mas não estabelecem relações entre essas produções e a sistematização" [Márcia, 24/05/2013]. |
10. Proposição de questionamentos |
"[...] existem vários momentos em que o professor pode fazer questionamentos. Porque, dependendo da interpretação, você pode fazer um questionamento para compreender uma estratégia, para que o aluno explicite melhor o que ele está pensando. Você pode fazer também questionamentos. Às vezes o aluno iniciou uma estratégia, mas você pode fazer [questionamentos] para encaminhar outras" [Tânia, 25/04/2014]. |
11. Estabelecimento de relação entre o que acontece em sala de aula e o que foi planejado |
“A professora conseguiu atingir os objetivos indicados no plano de aula?” [Hélia, 06/02/2014]. |