Acessibilidade / Reportar erro

Alfabetização financeira no ensino superior: uma análise do nível de conhecimento de alunos e a contribuição da instituição

Financial literacy in higher education: An analysis of students' knowledge levels and the contribution of institutions

Resumo

Este estudo aborda a alfabetização financeira entre estudantes do ensino superior, em cursos de engenharia, investigando o nível de conhecimento dos alunos e a contribuição das instituições de ensino. Por meio de uma metodologia de aplicação de questionários a uma amostra representativa de estudantes, foram coletados dados sobre atitudes, comportamentos e conhecimentos financeiros. Os resultados indicam que há uma lacuna significativa no entendimento aplicado e nas habilidades práticas, embora exista uma consciência básica sobre conceitos financeiros. A instituição de ensino desempenha um papel insuficiente na promoção da educação financeira e é necessário integrar a alfabetização financeira de forma mais eficaz nos currículos, com uma abordagem holística que envolva não apenas conceitos teóricos, mas também habilidades práticas e atitudes financeiras saudáveis, preparando os alunos para enfrentar desafios financeiros com confiança e competência.

Palavras-chave
Ensino superior; Alfabetização financeira; Educação financeira

Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br