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Um ambiente multimídia e a resolução de problemas de física

Physics classroom activities through technological and communicative means

Resumos

Atuou-se segundo os momentos metodológicos da investigação-ação escolar, desenvolvendo planejamentos, envolvendo os professores e os alunos no uso dos meios tecnológico-comunicativos nas atividades de sala de aula e especificando-se as ações escolares de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. A comunicação, auto-reflexão e reflexão dos envolvidos no processo escolar foram incrementadas, compartilhando planejamentos e buscando consolidar o diálogo na sala de aula, problematizando situações, conceitos e a Resolução de Problemas, tendo como mediador o conhecimento científico-tecnológico, previamente tematizado e organizado.

resolução de problemas; ambiente multimídia; meios tecnológico-comunicativos


We act according to the methodological perspective of the Investigation-Action School, developing plans, involving teachers and students in the use of the Technological and Communicative Means in classroom activities and we specify school actions of Natural Science, Math and its Technologies. We improve communication, self-reflection of those involved in the school process, sharing planning, trying to consolidate the dialogue in the classroom, problematizing situations, concepts and how to solve the problems, having as a mediator the scientific-technological knowledge, previously thematized and organized.

solving problems; multi midia environment; technological and communicative means


Um ambiente multimídia e a resolução de problemas de física

Physics classroom activities through technological and communicative means

Carlos Alberto SouzaI; Fábio da Purificação De BastosII

IUniversidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica; Colégio Agrícola de Camboriú, SC. E-mail: carlosal@ced.ufsc.br

IIProfessor, Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Pós-Graduação em Educação, Santa Maria, RS. E-mail: fbastos@ce.ufsm.br

RESUMO

Atuou-se segundo os momentos metodológicos da investigação-ação escolar, desenvolvendo planejamentos, envolvendo os professores e os alunos no uso dos meios tecnológico-comunicativos nas atividades de sala de aula e especificando-se as ações escolares de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. A comunicação, auto-reflexão e reflexão dos envolvidos no processo escolar foram incrementadas, compartilhando planejamentos e buscando consolidar o diálogo na sala de aula, problematizando situações, conceitos e a Resolução de Problemas, tendo como mediador o conhecimento científico-tecnológico, previamente tematizado e organizado.

Palavras-chave: resolução de problemas. ambiente multimídia. meios tecnológico-comunicativos.

ABSTRACT

We act according to the methodological perspective of the Investigation-Action School, developing plans, involving teachers and students in the use of the Technological and Communicative Means in classroom activities and we specify school actions of Natural Science, Math and its Technologies. We improve communication, self-reflection of those involved in the school process, sharing planning, trying to consolidate the dialogue in the classroom, problematizing situations, concepts and how to solve the problems, having as a mediator the scientific-technological knowledge, previously thematized and organized.

Key words: solving problems. multi midia environment. technological and communicative means.

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Referências

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Artigo recebido em maio de 2006 e aceito em novembro de 2006

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Maio 2009
  • Data do Fascículo
    Dez 2006

Histórico

  • Aceito
    Nov 2006
  • Recebido
    Maio 2006
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