Acessibilidade / Reportar erro

Ciências e seu ensino: o que dizem os cientistas e os livros didáticos sobre o HIV/AIDS?

Science and its teaching: what scientists and textbooks say on HIV/AIDS?

O objetivo deste artigo é apresentar a análise de dois discursos sobre o mesmo tema, HIV/ Aids, em textos de divulgação científica e em textos didáticos destinados ao ensino de ciências. A análise dos discursos foi feita mediante os estudos sobre o papel das figuras de retórica, em especial, a metáfora nos modelos científicos e pedagógicos. A conclusão das autoras é que os dois discursos são muito distantes e o modelo pedagógico do discurso dos livros didáticos não tem vínculo com as descobertas científicas.

HIV/SIDA; análise de discurso; figuras de retórica


Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br