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A Importância da Atividade Científica: concepções dos produtores de conhecimento químico de uma universidade pública

The Importance of Scientific Activity: the conceptions of producers of chemical knowledge in a public university

Resumo:

Este artigo discute a complexidade como um caminho para que produtores de conhecimento entendam a atividade científica e sua importância, não simplificando o processo de investigação através do distanciamento do sujeito, mas refletindo criticamente sobre as ambiguidades que acompanham a Ciência. Essa discussão deu-se a partir de um arcabouço teórico da Sociologia da Ciência e através da análise de respostas a entrevistas realizadas com pós-graduandos e docentes de uma universidade pública federal. Os resultados indicaram a percepção das influências externas na atividade científica, porém há pouca reflexão do que elas representam e o que é realmente a atividade científica. A formação de cientistas revela-se utilitarista, acrítica e não reflexiva acerca da complexidade da Ciência.

Palavras-chave:
Ensino superior; Produção intelectual; Produção do conhecimento; Formação científica

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