Resumos
O presente artigo propõe-se a reunir argumentos em favor do educar pela pesquisa como modo, tempo e espaço de formação docente. Iniciando-se por apresentar alguns princípios que fundamentam o educar pela pesquisa, mostra-se sempre com exemplificações práticas, como esses podem ser implementados pelo uso de um ciclo de pesquisa constituído por questionamento, argumentação e validação. Procurase mostrar também como esse encaminhamento da formação de professores possibilita uma educação com qualidade formal e política. Conclui-se o texto com alguns argumentos que sustentam que o educar pela pesquisa possibilita superar algumas limitações históricas dos cursos de formação de professores.
educar pela pesquisa; formação de professores de Ciências
This paper presents some arguments intending to demonstrate the strenghts of educating through inquiry as a way, a time and a space for teacher education. Starting with the presentation of some principles that base education through inquiry, it is showed, always based on practical examples, how these may be implemented with the use of an inquiry cycle formed by questioning, argumenting and validating. It is also intended to show how this process of teacher education may reach a high for-mal and political quality. In conclusion it is argued that educating through inquiry may help to over-come some historical limitations of teacher education courses.
educating through inquiry; Science teacher education
ARTIGOS
Educação pela pesquisa como modo, tempo e espaço de qualificação da formação de professores de ciências
Maria do Carmo GaliazziI; Roque MoraesII
IProfessora Adjunta no Departamento de Química e no Mestrado em Educação Ambiental da Fundação Universidade do Rio Grande. Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil. (e-mail: carmo@mikrus.com.br)
IIProfessor Assistente Doutor do Programa de Pós-graduação de Educação e do Mestrado em Ensino de Ciências da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. (e-mail: searom@pucrs.br)
RESUMO
O presente artigo propõe-se a reunir argumentos em favor do educar pela pesquisa como modo, tempo e espaço de formação docente. Iniciando-se por apresentar alguns princípios que fundamentam o educar pela pesquisa, mostra-se sempre com exemplificações práticas, como esses podem ser implementados pelo uso de um ciclo de pesquisa constituído por questionamento, argumentação e validação. Procurase mostrar também como esse encaminhamento da formação de professores possibilita uma educação com qualidade formal e política. Conclui-se o texto com alguns argumentos que sustentam que o educar pela pesquisa possibilita superar algumas limitações históricas dos cursos de formação de professores.
Unitermos: educar pela pesquisa, formação de professores de Ciências
ABSTRACT
This paper presents some arguments intending to demonstrate the strenghts of educating through inquiry as a way, a time and a space for teacher education. Starting with the presentation of some principles that base education through inquiry, it is showed, always based on practical examples, how these may be implemented with the use of an inquiry cycle formed by questioning, argumenting and validating. It is also intended to show how this process of teacher education may reach a high for-mal and political quality. In conclusion it is argued that educating through inquiry may help to over-come some historical limitations of teacher education courses.
Keywords: educating through inquiry, Science teacher education
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
Referências bibliográficas
DEMO, P. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados, 1997a. ______. Pesquisa e construção de conhecimento. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997b.
GALIAZZI, M.C. Educar pela pesquisa: espaço de transformação e avanço na formação inicial de professores de Ciências. Porto Alegre, 2000. Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2000.
GUSTAVO, B. Educação pelo argumento. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.
HARRES, J.B.S. A reflexão sobre os problemas práticos profissionais: análise de um caso na formação de professores na área de Ciências. Caderno Pedagógico, n. 3, p. 43-64, jul. 2000.
MALDANER, O. A. A pesquisa como perspectiva na formação continuada do professor de Química. Química Nova, v. 22, n. 2, p. 289-292, 1999.
MORAES, R. A pesquisa na educação dos professores de química. Conferência apresentada no XVII EDEQ. Ijuí, 24-27 out. de 1997.
PORLÁN, R. La formación inicial de maestros en Didáctica de las Ciencias. Investigación en la Escuela, n. 35, p. 33-42, 1998.
PORLÁN, R., RIVERO, A. El conocimiento de los profesores. Sevilla: Díada, 1998.
TANCREDI, R. M. S. A prática de ensino e o estágio supervisionado na formação e na atuação dos professores: enfrentando desafios ou desafiando lógica vigente. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 9. Águas de Lindóia, 4-8 maio 1998. Anais... Águas de Lindóia, 1998. p. 358-375.
Artigo recebido em março de 2002 e selecionado para publicação em novembro de 2002.
- DEMO, P. Educar pela pesquisa Campinas: Autores Associados, 1997a.
- ______. Pesquisa e construção de conhecimento. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997b.
- GALIAZZI, M.C. Educar pela pesquisa: espaço de transformação e avanço na formação inicial de professores de Ciências. Porto Alegre, 2000. Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2000.
- GUSTAVO, B. Educação pelo argumento Rio de Janeiro: Rocco, 2000.
- HARRES, J.B.S. A reflexão sobre os problemas práticos profissionais: análise de um caso na formação de professores na área de Ciências. Caderno Pedagógico, n. 3, p. 43-64, jul. 2000.
- MALDANER, O. A. A pesquisa como perspectiva na formação continuada do professor de Química. Química Nova, v. 22, n. 2, p. 289-292, 1999.
- MORAES, R. A pesquisa na educação dos professores de química Conferência apresentada no XVII EDEQ. Ijuí, 24-27 out. de 1997.
- PORLÁN, R. La formación inicial de maestros en Didáctica de las Ciencias. Investigación en la Escuela, n. 35, p. 33-42, 1998.
- PORLÁN, R., RIVERO, A. El conocimiento de los profesores. Sevilla: Díada, 1998.
- TANCREDI, R. M. S. A prática de ensino e o estágio supervisionado na formação e na atuação dos professores: enfrentando desafios ou desafiando lógica vigente. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 9. Águas de Lindóia, 4-8 maio 1998. Anais... Águas de Lindóia, 1998. p. 358-375.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
22 Mar 2011 -
Data do Fascículo
2002
Histórico
-
Aceito
Nov 2002 -
Recebido
Mar 2002