Open-access A percepção do aluno sobre o que é ser aluno: escutas no espaço escolar e suas implicações no Ensino de Física

Students' perceptions of what it means to be a student: Listening in the school environment and its implications for physics teaching

Resumo

Este artigo apresenta escutas realizadas com jovens no espaço escolar, sob a lente teórica de Gimeno Sacristán, que vê o aluno como uma construção social, e análises que buscam identificar reflexos na educação científica. Realizamos rodas de conversas com turmas do 3º ano do Ensino Médio em uma escola pública no estado do Rio Grande do Sul, visando compreender como percebem o que é ser aluno. Por meio da análise de conteúdo, observamos que os estudantes associam o bom aluno à disciplina, à participação e ao cumprimento de regras, enquanto se veem como jovens com múltiplos interesses. A escuta se mostrou essencial para alcançar uma integração em sala de aula, incitar reflexões críticas sobre seu papel, estreitar laços de confiança entre professor e aluno, e se configura como um caminho proveitoso para estimular a participação ativa em dinâmicas argumentativas no compartilhamento do conhecimento científico.

Palavras-chave:
Ensino médio; Conhecimento científico; Autopercepção do aluno.

location_on
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro