Formação |
Abib; Murillo; Lourenço (2016)ABIB, M. L. V. S.; MURILLO, F. J.; LOURENÇO, A. B. Aprendendo a ensinar e a argumentar: saberes de argumentação docente na formação de futuros professores de química. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 16, n. 2, p. 295-316, 2016. Disponível em: https://bit.ly/3gBjmZw. Acesso em: 1 jun. 2021. https://bit.ly/3gBjmZw...
; Christino; Ferreira (2013)CHRISTINO, V. C. L.; FERREIRA, M. Formação de professores, discursos e práticas de ingressantes na docência em química na educação básica. Acta Scientiae, Canoas, v. 15, n. 1, p. 172-190, jul. 2013. Disponível em: https://bit.ly/3xgd740. Acesso em: 1 jun. 2021. https://bit.ly/3xgd740...
; Cruz; Barzano (2014)CRUZ, E. P.; BARZANO, M. A. L. Saberes docentes: um olhar para uma dimensão não exigida nas trajetórias de professores-pesquisadores do curso de licenciatura em ciências biológicas. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 117-139, 2014. Disponível em: https://bit.ly/2SqaIoZ. Acesso em: 1 jun. 2021. https://bit.ly/2SqaIoZ...
; Fiorentini (2008)FIORENTINI, D. A pesquisa e as práticas de formação de professores de matemática em face das políticas públicas no Brasil. Bolema: boletim de educação matemática, Rio Claro, v. 21, n. 29, p. 43-70, 2008. Disponível em: https://bit.ly/3wnPg2o. Acesso em: 1 jun. 2021. https://bit.ly/3wnPg2o...
; Magalhães Júnior; Tomanik; Carvalho (2016)MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O.; TOMANIK, E. A.; CARVALHO, G. S. Análise da transposição didática na formação continuada sobre meio ambiente de professores do ensino fundamental. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 16, n. 2, p. 237-256, 2016. Disponível em: https://bit.ly/3wsE2tq. Acesso em: 1 jun. 2021. https://bit.ly/3wsE2tq...
; Massena; Siqueira (2016)MASSENA, E. P.; SIQUEIRA, M. R. P. Contribuições do PIBID à formação inicial de professores de ciências na perspectiva dos licenciandos. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 16, n. 1, p. 17-34, 2016. Disponível em: https://bit.ly/3zpKMKG. Acesso em: 1 jun. 2021. https://bit.ly/3zpKMKG...
; Silva; Chaves (2009)SILVA, P. S. A.; CHAVES, S. N. Epistemologia, ética e política na formação de professores de ciências. Ensaio: pesquisa em educação em ciências, Belo Horizonte, v. 11, n. 2, p. 259-276, 2009. DOI: https://doi.org/ghw2. https://doi.org/ghw2...
; Silveira (2004)SILVEIRA, F. P. R. DE A. A aprendizagem significativa na formação de professores de biologia: o uso de mapas conceituais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 4, n. 3, p. 29-40, 2004.; Vianna; Carvalho (2001)VIANNA, D. M.; CARVALHO, A. M. P. Do fazer ao ensinar ciência: a importância dos episódios de pesquisa na formação de professores. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 6, n. 2, p. 111-132, 2001. Disponível em: https://bit.ly/3wC9cyV. Acesso em: 1 jun. 2021. https://bit.ly/3wC9cyV...
; Villani et al. (2017)VILLANI, A.; BAROLLI, E.; MAIA, J. O.; MASSI, L.; SANTOS, V. F. D.; NASCIMENTO, W. E. Mestrados profissionais em ensino de ciências: estrutura, especificidade, efetividade e desenvolvimento profissional docente. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 22, n. 1, p. 127-161, 2017. DOI: https://doi.org/ghw4. https://doi.org/ghw4...
. |
Livro didático |
Braga; Mortimer (2003)BRAGA, S. A. M.; MORTIMER, E. F. Os gêneros de discurso do texto de biologia dos livros didáticos de ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 3, n. 3, p. 56-74, 2003. Disponível em: https://bit.ly/3cGASdH. Acesso em: 1 jun. 2021. https://bit.ly/3cGASdH...
; Gramowski; Delizoicov; Maestrelli (2017)GRAMOWSKI, V. B.; DELIZOICOV, N. C.; MAESTRELLI, S. R. P. O PNLD e os guias dos livros didáticos de ciências (1999-2014): uma análise possível. Ensaio: pesquisa em educação em ciências, Belo Horizonte, v. 19, n. e2571, p. 1-18, 2017. DOI: https://doi.org/ghwv. https://doi.org/ghwv...
; Lima; Ostermann; Cavalcanti (2017)LIMA, N. W.; OSTERMANN, F.; CAVALCANTI, C. J. H. Física quântica no ensino médio: uma análise bakhtiniana de enunciados em livros didáticos de física aprovados no PNLDEM 2015. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 34, n. 2, p. 435-459, 2017. DOI: https://doi.org/ggwp6q. https://doi.org/ggwp6q...
; Nicioli Junior; Mattos (2016)NICIOLI JUNIOR, R. B.; MATTOS, C. R. A disciplina e o conteúdo de cinemática nos livros didáticos de física do Brasil (1801 a 1930). Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 13, n. 3, p. 275-298, 2016. Disponível em: https://bit.ly/35yqZet. Acesso em: 1 jun. 2021. https://bit.ly/35yqZet...
; Oliveira; Rosa (2016)OLIVEIRA, A. C. G.; ROSA, M. I. P. Recontextualizações e hibridismos em processos de elaboração e avaliação de livros didáticos de química. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 38, n. 3, p. 273-283, 2016. Disponível em: https://cutt.ly/Pmht0gP. Acesso em: 2 jul. 2021. https://cutt.ly/Pmht0gP...
; Reis; Albuquerque; Soares (2014)REIS, D. B.; ALBUQUERQUE, T. S.; SOARES, M. R. A. As leishmanioses e o livro didático: como as doenças endêmicas são abordadas no ensino publico? Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 91-98, 2014. Disponível em: https://bit.ly/3iFeGEI. Acesso em: 1 jun. 2021. https://bit.ly/3iFeGEI...
; Schirmer; Sauerwein (2017)SCHIRMER, S. B.; SAUERWEIN, I. P. S. Livros didáticos em publicações na área de ensino: contribuições para análise e escolha. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 22, n. 1, p. 23-41, 2017. DOI: https://doi.org/ghwz. https://doi.org/ghwz...
; Selles; Ferreira (2004)SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. Influências histórico-culturais nas representações sobre as estações do ano em livros didáticos de ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 10, n. 1, p. 101-110, 2004. DOI: https://doi.org/b4v5w6. https://doi.org/b4v5w6...
; Vilanova (2015)VILANOVA, R. Educação em ciências e cidadania: mudança discursiva e modos de regulação na política do Programa Nacional do Livro Didático. Ciência & Educação, Bauru, v. 21, n. 1, p. 177-197, 2015. DOI: https://doi.org/ghw3. https://doi.org/ghw3...
; Zambon; Terrazzan (2017)ZAMBON, L. B.; TERRAZZAN, E. A. Livros didáticos de física e sua (sub)utilização no ensino médio. Ensaio: pesquisa em educação em ciências, Belo Horizonte, v. 19, n. e2668, p. 1-22, 2017. DOI: https://doi.org/gg2sgb. https://doi.org/gg2sgb...
. |
Ambiental |
Cavalcanti Neto; Amaral (2011)CAVALCANTI NETO, A. L. G.; AMARAL, E. M. R. Ensino de ciências e educação ambiental no nível fundamental: análise de algumas estratégias didáticas. Ciência & Educação, Bauru, v. 17, n. 1, p. 129-144, 2011. DOI: https://doi.org/c33sf8. https://doi.org/c33sf8...
; Cosenza et al. (2014)COSENZA, A.; FREIRE, L. M.; ESPINET, M.; MARTINS, I. Relações entre justiça ambiental, ensino de ciências e cidadania em construções discursivas docentes. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 14, n. 2, p. 89-98, 2014. Disponível em: https://bit.ly/3pZyDYv. Acesso em: 1 jun. 2021. https://bit.ly/3pZyDYv...
; Costa; Loureiro (2015)COSTA, C. A. S.; LOUREIRO, C. F. B. Interdisciplinaridade e educação ambiental crítica: questões epistemológicas a partir do materialismo histórico-dialético. Ciência & Educação, Bauru, v. 21, n. 3, p. 69-708, 2015. DOI: https://doi.org/ghwt. https://doi.org/ghwt...
; Costa; Echeverría; Ribeiro (2017)COSTA, L. S. O.; ECHEVERRÍA, A. R.; RIBEIRO, F. L. O processo de tomada de consciência e a formação de conceitos da educação ambiental na formação inicial de professores de ciências/química. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 17, n. 3, p. 803-834, 2017. Disponível em: https://bit.ly/3zresab. Acesso em: 1 jun. 2021. https://bit.ly/3zresab...
; Cunha; Latini (2014)CUNHA, A. S.; LATINI, R. M. Pesquisa participante como abordagem metodológica no ensino aprendizado de matemática e educação ambiental. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 323-341, 2014. Disponível em: https://bit.ly/2U6ABKT. Acesso em: 1 jun. 2021. https://bit.ly/2U6ABKT...
; Loureiro; Lima (2009)LOUREIRO, C. F. B.; LIMA, J. G. S. Educação ambiental e educação científica na perspectiva ciência, tecnologia e sociedade (CTS): pilares para uma educação crítica. Acta Scientiae, Canoas, v. 11, n. 1, p. 88-100, 2009. Disponível em: https://bit.ly/3pQyOoW. Acesso em: 1 jun. 2021. https://bit.ly/3pQyOoW...
; Lucatto; Talamoni (2007)LUCATTO, L. G.; TALAMONI, J. L. B. A construção coletiva interdisciplinar em educação ambiental no ensino médio: a microbacia hidrográfica do Ribeirão dos Peixes como tema gerador. Ciência & Educação, Bauru, v. 13, n. 3, p. 389-398, 2007. DOI: https://doi.org/bgmsxv. https://doi.org/bgmsxv...
; Morozesk; Coelho (2016)MOROZESK, M.; COELHO, G. R. Lixo eletrônico "uso e descarte": uma proposta de intervenção em uma Escola Pública de Vitória-ES. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 16, n. 2, p. 317-338, 2016. Disponível em: https://bit.ly/3iH0oUi. Acesso em: 1 jun. 2021. https://bit.ly/3iH0oUi...
; Pasin; Bozelli (2017)PASIN, E. B.; BOZELLI, R. L. Sentidos de educação ambiental mobilizados em discursos de professores de escolas envolvidos na formação de licenciandos em ciências biológicas. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 33-56, 2017. DOI: https://doi.org/ghwx. https://doi.org/ghwx...
; Valdanha Neto; Kawasaki (2015)VALDANHA NETO, D.; KAWASAKI, C. S. A temática ambiental em documentos curriculares nacionais do ensino médio. Ensaio: pesquisa em educação em ciências, Belo Horizonte, v. 17, n. 2, p. 483-499, 2015. DOI: https://doi.org/gg2sq9. https://doi.org/gg2sq9...
. |