Resumo:
Diante da problemática de que valor temos atribuído às emoções no ensino mediador, este trabalho objetiva trazer as potencialidades da Etologia (de Darwin a Ekman) na prática da sala de aula como estratégia docente, pelos objetivos específicos: (a) revelar a leitura da expressão das emoções a fim da receptividade do alunado; (b) indicar seu uso no desenvolvimento (auto)formativo dos professores; (c) propor, a partir dessa utilização, a readequação da prática professoral na mediação da aprendizagem, tal qual Jung descreve a Educação pelo Exemplo. O corpus foi construído a partir de dois eventos de extensão em instituições públicas de graduação e de pós-graduação, triangulado com o registro escrito dos participantes pela abordagem fenomenológico-empirista de Jung, por uma análise hermenêutica estrutural sobre unidades significativas, dos quais dois casos são trazidos aqui, a fim de revelar as possibilidades de reflexão (auto)formativa, a partir dos conteúdos emergidos como pesquisa-formação docente continuada.
Palavras-chave:
Prática docente; Emoções; Psicologia do comportamento; Etologia