Caso#8 C > B > A
|
|
Questão Sobre o conceito de flutuação |
Respostas em diálogo coletivo |
Relação entre o conceito e o quotidiano |
Exemplos de flutuação no dia a dia... aproveitando as vivências... |
Apresentação de uma experiência: Apresentação dos materiais a usar |
|
Questionar os alunos sobre as expectativas |
Os alunos respondem |
Registo das hipóteses |
Conversam sobre as hipóteses |
Formulação de um problema |
...formulam coletivamente a questão a solucionar |
Fazer a experiência onde diferentes objetos serão postos em água... |
Serão os alunos a fazer a experiência |
Registam-se no quadro os resultados da experiência |
...preenchem no quadro a grelha de interpretação da experiência. |
Diz-se que flutua e não flutua porquê? |
|
Leva-se os alunos a construir um conceito |
Os alunos chegam a conceitos e registam.Flutuação: massa, densidade, forma. |
Compara-se as conclusões com as expectativas iniciais |
|
Caso#27 C > B > A >
|
|
Levantamento de ideias sobre flutuação/afundamento |
Flutuar: ficam em cima (superfície)/Afundar: vão ao fundo |
Mencionarem exemplos de objetos que flutuem/afundem |
Flutuam: p. ex., esferovite; Não flutuam: p.ex., prego, berlinde. |
Porque será que alguns objetos se afundam e outros flutuam? |
Porque uns são leves e outros são pesados |
Agruparem objetos... de acordo com o que esperam que aconteça: flutuem ou afundem e fazerem o... registo |
Colocarem objetos pesados no grupo dos... que afundam e leves no grupo dos... que flutuam |
Fase experimental: |
|
Verificarem se as suas ideias estão corretas e assinalar as previsões incorretas |
|
Questão: O que será que faz com que existam objetos que flutuam e outros que não? |
Não sei que resposta dariam os alunos. |
Explicar a partir das respostas a noção de impulsão, através de um esquema no quadro |
|
Questão: Será que todos os objetos estão sujeitos a essa força, mesmo aqueles que não flutuam? |
Provavelmente diriam que apenas há impulsão sobre os corpos que flutuam. |
Experimentação: Utilizarem o mesmo corpo, mas variar a sua forma |
|
Discutir os resultados... de forma a perceberem que um objeto com o mesmo peso pode flutuar ou afundar, dependendo do seu volume/tamanho. |
|
Questão: será possível que um objeto que não flutue passe a flutuar? |
Penso que os alunos diriam que não é possível. |
Colocar um objeto que afunde, fazer alterar a densidade de modo a que... passe a flutuar. |
|
Tirar conclusões |
Sempre que os alunos sintam dificuldade em responder, podem recorrer a livros/manual para encontrar uma resposta |