Acessibilidade / Reportar erro

A epistemologia do obstáculo docente no uso da Tecnologia Digital da Informação e Comunicação

The epistemology of teaching obstacle in the use of digital information and communication technology

Resumo

A educação tem desafios que sobrevêm das transformações tecnológicas na sociedade que demandam dos professores a reavaliação acerca da inserção das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no processo de ensino e aprendizagem. O objetivo deste estudo é investigar a superação dos obstáculos epistemológicos e didáticos na inserção das TDIC na prática docente. A pesquisa adota a abordagem qualitativa de estudo de caso com professores da Educação Básica. Os instrumentos empregados foram questionário e entrevista, e a análise dos dados está alicerçada nos fundamentos teóricos propostos por Gaston Bachelard. Os resultados indicam que os professores enfrentam obstáculos estruturais, epistemológicos e didáticos diariamente. O conhecimento epistemológico em TDIC, construído a partir do senso comum, sem crítica e reflexão, é propulsor de novos obstáculos epistemológicos e didáticos. Os professores reconhecem a importância da formação continuada no processo de superação, mas relatam a descontinuidade e a limitação de conhecimentos desenvolvidos nesses momentos pedagógicos.

Palavras-chave
Educação básica; Prática docente; Formação continuada do professor; Tecnologia digital da informação e comunicação; Tecnologia e educação

Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br