Tr1: A lógica destrutiva do capital, crise ambiental, mudanças climáticas: os movimentos sociais e a educação ambiental |
"Quais as contribuições que a educação ambiental e o método materialismo histórico-dialético podem oferecer para compreensão articulada dos movimentos sociais e ambientais?" (ZACARIAS, 2012ZACARIAS, R. A lógica destrutiva do capital, crise ambiental, mudanças climáticas: os movimentos sociais e a educação ambiental. 2012. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012., p. 12). |
Tr3: A questão agrária e o meio ambiente: trabalho e educação na luta pela terra e pela sustentabilidade |
"Examinar os processos formativos elaborados pelos sujeitos do campo, identificados nos documentos sobre educação produzidos pelo MST, buscando interfaces teórico-metodológicas que contribuam na construção de uma Educação Ambiental Transformadora ou Crítica, definida conforme as necessidades de superação das condições de alienação as quais os trabalhadores e trabalhadoras do campo estejam submetidos." (VARGAS, 2007VARGAS, L. A. A. A questão agrária e o meio ambiente: trabalho e educação na luta pela terra e pela sustentabilidade. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007., p. 23). |
Tr6: De coisa de pequeno burguês para um debate relevante: a trajetória ambiental do movimento dos trabalhadores rurais sem terra (MST): 1984-2004 |
"Teve como objetivo principal identificar a Educação Ambiental que vem sendo construída neste movimento social, considerando o período de análise de 1984 a 2004." (VIGNATTI, 2006VIGNATTI, M. A. P. De coisa de pequeno-burguês para um debate relevante: a história ambiental do movimento dos trabalhadores rurais sem terra. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2006., p. 7). |
Tr8: Ecologias: sobre processos educativos livres e libertários em movimentos sociais pósmodernos |
"O objetivo geral deste projeto é, a partir do prisma da educação, lançar alguma luz sobre a atual fase da luta pela emancipação humana e construção de uma nova sociedade, identificando alguns pontos de aproximação entre movimentos sociais de diferentes atuações e interpretar algumas das principais potencialidades de alinhamento dos movimentos sociais contemporâneos.Nesse contexto, buscaremos destacar o papel da educação política e ambiental nos processos abordados, bem como a apropriação de tais elementos pelos atores envolvidos e a emergência de um novo paradigma contemporâneo, a pós-modernidade libertária." (FRANQUES, 2014FRANQUES, B. M. Ecologias: sobre processos educativos livres e libertários em movimentos sociais pós-modernos. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2014., p. 22). |
Tr11: Educação ambiental nos assentamentos do MST |
"Objetivo Geral: analisar as concepções e a prática dos/as assentados/as sobre meio ambiente e EA nos assentamentos rurais da reforma agrária acompanhados pelo MST. [...] Objetivos Específicos: Conhecer as propostas do movimento nos seus principais documentos, partindo dos princípios e do documento "Construindo o programa Ambiental do MST para Reforma Agrária" e a EA nas áreas de assentamentos e intervir com o projeto teatro de bonecos na EA; fazer o resgate histórico da EA em nível internacional, no Brasil e na Paraíba; refletir sobre a EA e os elementos da cultura dos trabalhadores assentados á luz dos conhecimentos freireanos; discutir sobre a concepção de meio ambiente e os elementos da cultura, identificando práticas das assentadas e dos assentados relacionando-as com a EA." (GALVÃO, 2006GALVÃO, M. N. C. Educação ambiental nos assentamentos rurais do MST. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2006., p. 18). |
Tr16: Flores, cores e saberes do movimento ecológico de Mato Grosso em frutificação na educação ambiental |
"Temos como objetivo aprofundar a reflexão acerca das concepções e conexões que fundamentam a educação ambiental; registrar e interpretar os depoimentos e pensamentos dos pioneiros(as), desde o início do movimento ecológico até os dias atuais. O objeto é interpretar a percepção sobre o movimento ecológico por seus protagonistas e a interface deste movimento com a educação ambiental em Mato Grosso, tendo como contexto o adensamento dos movimentos sociais e particularmente aqueles que atuam com a questão ambiental." (FANK, 2007FANK, J. T. Flores, cores e saberes do movimento ecológico de Mato Grosso em frutificação na educação ambiental. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação, cultura e sociedade) - Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2007., p. 18). |
Tr22: Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), a questão ambiental e a participação política |
[...] "pareceu-me pertinente propor como objeto de investigação das relações entre a questão ambiental e um movimento social específico - o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) [...] Como se situa a educação ambiental, considerada como uma forma de participação política, no cotidiano do MAB e na narrativa de seus sujeitos, sobretudo de líderes e de moradores do reassentamento Novo Alagamar?" (ARAÚJO, 2006ARAÚJO, C. V. O Movimento dos atingidos por barragens (MAB), a questão ambiental e a participação política. 2006. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2006., p. 18). |
Tr26: Os movimentos sociais como instrumento dos processos de criação e de implantação de unidades de conservação no Distrito Federal: um estudo comparativo dos Parques do Gama e Parque Ecológico de Águas Claras |
[...] "o presente trabalho espera apresentar um estudo sobre os movimentos sociais do Distrito Federal que se articularam e deram origem ao movimento ambientalista na região, priorizando os movimentos relacionados à criação, implantação e gestão ambiental das unidades de conservação das cidades do Gama e de Águas Claras, associando-os aos processos de educação ambiental, como instrumentos de movimentos sociais ambientalistas." (BARBOSA, 2006BARBOSA, F. M. Os movimentos sociais como instrumento dos processos de criação e de implantação de unidades de conservação no Distrito Federal: um estudo comparativo dos parques do Gama e parque ecológico de Águas Claras. 2006. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão Ambiental) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2006., p. 29). |
Tr31: desafios da ducação ambiental na articulação entre escola e assentamentos da reforma agrária |
"Sendo múltiplos os espaços em que a EA vem sendo apreciada e desenvolvida, gostaria de dizer que me parece de grande oportunidade uma pesquisa que busque estudar de que forma em um movimento social, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que vive a terra, na terra e para a terra, se pensa e pratica a EA. Busquei, já no título desta dissertação, demonstrar a pertinência desta interação entre a escola e assentamentos da Reforma Agrária mediante a interface da EA." (GUIMARÃES, 2004GUIMARÃES, R. S. Desafios da educação ambiental na articulação entre escola e assentamentos da reforma agrária. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) -Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2004., p. 1). |