Resumo:
O tráfego de ideias não ocorre de forma homogênea. Ele flui por meio da comunicação intracoletiva e intercoletiva, considerando os círculos esotérico e exotérico. Nesse sentido, buscou-se compreender as ideias sobre Ciência que circulam nos cursos de formação inicial de pedagogos a partir da epistemologia Fleckiana, uma vez que estes profissionais serão responsáveis pelo primeiro contato da criança com a Ciência. Realizamos uma pesquisa qualitativa a partir da abordagem de Estudo de Caso. Na coleta de dados foram usadas entrevistas narrativas e questionários aplicados a estudantes do curso de Pedagogia do quarto período noturno de uma Universidade Federal brasileira. Observou-se que os estudantes, em sua maioria, apresentam visões distorcidas sobre Ciência e as análises revelaram que os participantes denotam um estilo de pensamento no qual não se priorizam aspectos ontológicos e, mesmo após serem inicializados no círculo esotérico, os saberes exotéricos permaneceram evidenciando a dificuldade no tráfego intercoletivo de pensamento.
Palavras-chave:
Epistemologia fleckiana; Educação superior; Comunicação intracoletiva; Comunicação intercoletiva