Proposição e apresentação da tarefa |
A professora:
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– orienta a leitura da tarefa;
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– garante a compreensão da tarefa;
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– estabelece relações com os conteúdos trabalhados nas aulas passadas;
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– defende a necessidade de os alunos registrarem suas resoluções e explicitar suas ideias;
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– propõe trabalho em grupo.
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A professora propõe e apresenta a tarefa e, ao mesmo tempo, para auxiliar a compreensão, ela relembra a aula passada, os conteúdos que já foram trabalhados. [Sula, RE, 20/06/2019].
Ao fazer a leitura da tarefa, a professora solicita aos alunos que observem que a figura tem o formato retangular e ao mesmo tempo pergunta aos alunos se recordam que cada vértice do retângulo tem uma letra: A, B, C, D! [Alana, RE, 20/06/2019].
A professora orienta os alunos na leitura, na organização das ideais e diz que sempre deveriam explicar o pensamento deles na resolução da tarefa e, principalmente, que eles registrassem o que pensaram. [Júlia, E, 27/06/2019].
A professora ainda lembra o que foi discutido nas aulas anteriores: a unidade de medida no cálculo de perímetro e da área. Pergunta aos alunos se eles sabem que medida é representada pelo interior da figura. Depois de um tempo, um aluno responde, a área. [Jana, RE, 27/06/2019].
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Desenvolvimento da tarefa |
A professora:
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– promove as interações entre ela e seus alunos, e entre os alunos, por meio de questionamentos;
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– garante o engajamento dos alunos na realização da tarefa;
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– medeia a introdução e a formação dos conceitos;
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– busca compreender as dificuldades dos alunos em relação aos conceitos de perímetro e área;
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– legitima diferentes estratégias de resolução da tarefa;
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– valoriza a necessidade de o aluno pensar por si e partilhar o seu pensamento;
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– explicita os raciocínios dos alunos durante a resolução das tarefas por meio de questionamentos;
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– promove discussões entre os alunos nos grupos.
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A professora sempre questionava as respostas dos alunos, sempre com porquês e com como, para que eles pudessem expressar a forma que estavam elaborando o seu raciocínio e, em seguida, orientava-os [...]. [Mel, E, 27/06/2019].
Ela [a professora] ao perguntar ao grupo quem seria o mais prejudicado da história, um aluno responde que seria o Sr. Alves, porque o perímetro dele é menor e iria pagar a mais do que realmente ele tem [...]. [Paula, TE, 20/06/2019].
O aluno ficou em dúvida sobre quem sairia prejudicado quando a professora fala: 'mas eles não iam dividir a despesa ao meio? Se eles dividirem de fato o Moura sai prejudicado?' Me deu a entender que o aluno considerou que o conceito da divisão em partes iguais resolveria o problema da partilha da despesa, pensando que despesas iguais não existiria a possibilidade do prejuízo. [Roberta, TE, 20/06/2019].
As perguntas específicas da professora na condução da aula, em relação aos conteúdos e durante a realização da tarefa pelos grupos, possibilitaram a formação dos conceitos de perímetro e área, e principalmente sobre a importância do conhecimento do conteúdo nas situações do cotidiano. Quem sabe o conteúdo, pensa e analisa melhor e de forma justa as situações da vida e não é 'passado para trás'. [Ana, E, 20/06/2019].
Outra coisa que achei interessante foi o fato de a professora solicitar aos alunos que registrassem por escrito a resposta e que essa resposta iria ser apresentada e discutida para os colegas para verificar se eles concordariam com a resolução. Isso demonstra a legitimidade da resposta também pelo grupo, gostei muito. [Duda, RE, 20/06/2019].
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Discussão coletiva |
A professora:
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– seleciona e ordena a apresentação das tarefas;
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– valoriza o pensamento autônomo dos alunos;
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– explicita os raciocínios dos alunos durante a apresentação que eles fazem das resoluções das tarefas;
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– promove a mediação na formação dos conceitos;
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– compara as diferenças e semelhanças entre as resoluções da tarefa.
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A professora pergunta aos alunos o que eles observam. Ouve os alunos e depois diz que os cálculos feitos pelos dois grupos são diferentes, pois o da Maria somente contou, o da Vitória já registrou o cálculo do perímetro. Então a professora chama a atenção dos alunos e diz que tem coisas iguais e coisas diferentes, mas todos resolveram corretamente a questão. [Duda, E, 27/06/2019].
[...] a professora pergunta aos alunos se eles estão usando a área ou o perímetro. E ela diz que quando usamos a área, a gente usa unidade de área, quando usamos o perímetro usamos o contorno e que o contorno é o lado do quadradinho. [Alana, E, 20/06/2019].
Após a apresentação das respostas, a professora pergunta aos alunos se o ‘jeito de responder’ de um grupo é igual ao de outro grupo. Ao fazer isso, ela instiga os alunos a comparar e a diferenciar as diversas formas de resolução. [Mila, TE, 20/06/2019].
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Sistematização |
A professora:
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– estabelece relação dos conhecimentos matemáticos presentes nas resoluções dos alunos com seus conhecimentos prévios e as representações matemáticas formalizadas;
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– promove o reconhecimento da importância das regras ou generalizações;
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– apresenta os conhecimentos matemáticos em uma estrutura organizada;
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– incentiva os alunos para o registro dos conhecimentos matemáticos sistematizados.
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Quando a professora verifica que o outro grupo respondeu diferente, ao invés de considerar o terreno individual, o grupo considerou toda a área. Ela pede para que esse grupo apresente a resolução. Nesse momento, ela verifica se todos os alunos realmente tinham compreendido os conceitos. [Teca, E, 20/06/2019].
A professora pergunta o que foi discutido nas aulas anteriores: a unidade de medida no cálculo de perímetro e da área. Pergunta aos alunos se eles sabem que medida é representada pelo interior da figura. Depois de um tempo, um aluno responde, a área. [Jana, RE, 27/06/2019].
Após perceber que os alunos sentiram a necessidade de calcular o perímetro e área de todos os terrenos [...]considerei importante o fato de a professora solicitar aos alunos o registro por escrito de como chegaram a essas soluções. Todo o momento ela pedia aos alunos que escrevessem como chegaram às respostas. E no final da tarefa, os alunos ainda utilizaram uma tabela com os valores encontrados da área e do perímetro dos terrenos. O registro e a organização desses valores em uma tabela possibilitaram ainda mais a discussão, a comparação e a compreensão desses conceitos. [Jana, RE, 20/06/2019].
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