Acessibilidade / Reportar erro

O conjunto de ideias de Ciência e a circulação de ideias na formação inicial de pedagogos

The concept of Science and the circulation of ideas in the early training of educators

Resumo:

O tráfego de ideias não ocorre de forma homogênea. Ele flui por meio da comunicação intracoletiva e intercoletiva, considerando os círculos esotérico e exotérico. Nesse sentido, buscou-se compreender as ideias sobre Ciência que circulam nos cursos de formação inicial de pedagogos a partir da epistemologia Fleckiana, uma vez que estes profissionais serão responsáveis pelo primeiro contato da criança com a Ciência. Realizamos uma pesquisa qualitativa a partir da abordagem de Estudo de Caso. Na coleta de dados foram usadas entrevistas narrativas e questionários aplicados a estudantes do curso de Pedagogia do quarto período noturno de uma Universidade Federal brasileira. Observou-se que os estudantes, em sua maioria, apresentam visões distorcidas sobre Ciência e as análises revelaram que os participantes denotam um estilo de pensamento no qual não se priorizam aspectos ontológicos e, mesmo após serem inicializados no círculo esotérico, os saberes exotéricos permaneceram evidenciando a dificuldade no tráfego intercoletivo de pensamento.

Palavras-chave:
Epistemologia fleckiana; Educação superior; Comunicação intracoletiva; Comunicação intercoletiva

Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br