Acessibilidade / Reportar erro

Percepções de alunos do terceiro ano do Ensino Médio sobre o corpo humano

Third year High School students' perceptions about the human body

Resumo

Este trabalho teve como objetivo investigar algumas percepções que os alunos do último ano do Ensino Médio manifestam a respeito do corpo humano e dos sistemas que o integram. Investigamos 87 alunos do terceiro ano do Ensino Médio de três instituições distintas, por meio de um questionário que continha três questões abertas com situações ilustrativas do cotidiano, nas quais existiam ações relativas aos diversos sistemas do corpo humano. Nossos dados foram organizados em categorias (percepções sistêmicas e reducionistas), de acordo com os núcleos de sentido que apresentavam dentro do referencial teórico para análise de conteúdo. Os resultados, analisados dentro da abordagem qualitativa, mostram um maior percentual de percepções que indicam um distanciamento entre corpo didático e corpo biocultural.

Palavras-chave:
Corpo humano; Ensino de Ciências; Ensino de Biologia

Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br