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Conteúdos de química em livros didáticos de ciências

Resumos

São apresentadas algumas tendências modernas do ensino de química, em termos de ensino no contexto, treinamento de habilidades profissionais e construção da cidadania. São discutidos alguns problemas nos conteúdos de química, principalmente dos livros de ciências de 8a série, mostrando-se que alguns assuntos são impróprios para alunos dessa faixa etária e outros envolvem apenas a memorização, contribuindo para o afastamento dos alunos do estudo de ciências. Finalmente, são apontados diversos equívocos conceituais, comuns em livros didáticos, que dificultam a aprendizagem.

Ensino no contexto; habilidades profissionais; cidadania; equívocos conceituais em livros didáticos


In this article we present some of the modern trends in the teaching of chemistry, involving teaching in context, training of professional skills and development of citizenship. We also discuss some problems with the content of chemistry, mainly as found in science textbooks for 8th-level students. There are parts of the content that deal with issues inappropriate for the age of the students, while others require merely memorization, thus turning students away from science. Finally, we point out several conceptual mistakes, commonly found in textbooks and which make learning even more difficult.

Teaching in context; professional skills; citizenship; conceptual mistakes in textbooks


ARTIGOS

Conteúdos de química em livros didáticos de ciências

Peter W. Tiedemann

Professor Assistente Doutor, Departamento de Química Fundamental, Instituto de Química da USP - Câmpus

RESUMO

São apresentadas algumas tendências modernas do ensino de química, em termos de ensino no contexto, treinamento de habilidades profissionais e construção da cidadania. São discutidos alguns problemas nos conteúdos de química, principalmente dos livros de ciências de 8a série, mostrando-se que alguns assuntos são impróprios para alunos dessa faixa etária e outros envolvem apenas a memorização, contribuindo para o afastamento dos alunos do estudo de ciências. Finalmente, são apontados diversos equívocos conceituais, comuns em livros didáticos, que dificultam a aprendizagem.

Unitermos: Ensino no contexto, habilidades profissionais, cidadania, equívocos conceituais em livros didáticos.

ABSTRACT

In this article we present some of the modern trends in the teaching of chemistry, involving teaching in context, training of professional skills and development of citizenship. We also discuss some problems with the content of chemistry, mainly as found in science textbooks for 8th-level students. There are parts of the content that deal with issues inappropriate for the age of the students, while others require merely memorization, thus turning students away from science. Finally, we point out several conceptual mistakes, commonly found in textbooks and which make learning even more difficult.

Keywords: Teaching in context, professional skills, citizenship, conceptual mistakes in textbooks.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    09 Fev 2012
  • Data do Fascículo
    1998
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