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Transferências de Saberes Matemáticos: uma experiência entre brasileiros e alemães de 1971-2002

Mathematical Knowledge Transfers: an experience between Brazilians and Germans from 1971-2002

Resumo:

Este trabalho examina e discute a cooperação internacional entre Brasil e Alemanha no período 1971 a 2002, o que favoreceu transferências de saberes na área de matemática. Escolhemos como referencial teórico as transferências culturais e utilizamos como corpus documental os arquivos do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq) referentes ao convênio estabelecido entre os dois países, bem como depoimentos de participantes do convênio. A conclusão foi de que houve um grande engajamento das instituições alemãs no desenvolvimento de projetos de pesquisa realizados em cooperação com brasileiros, decorrentes de transferências de saberes matemáticos entre os envolvidos. Constatamos também que tanto a matemática brasileira quanto a matemática alemã alimentaram-se de transferências culturais, conforme mostrou o estudo de caso investigado por meio do convênio CNPq e da Gesellschaft für Mathematik und Datenverarbeitung (GMD).

Palavras-chave:
Matemática; Brasil; Alemanha; Cooperação internacional; Transferência do conhecimento

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