Resumo:
Neste artigo buscou-se discutir e analisar o ensino remoto de química de saneantes em tempos de Covid-19 e os discursos sobre os elementos da mídia, ciência e pandemia, com a implementação da educação para as relações étnico-raciais com estudantes da educação básica, no projeto de letramento racial, o projeto Afrocientista. Com aspectos de uma pesquisa afrocêntrica, a intervenção pedagógica desenvolvida ocorreu com estudantes da escola pública e de periferia da Grande Goiânia, no estado de Goiás. Os dados foram analisados a partir da hermenêutica da profundidade do dispositivo polirracional do conhecimento químico. Os resultados apontam que, mesmo frente às limitações do ensino remoto, foi possível discutir sobre o conceito de função alcóolica, ainda que com a dificuldade do movimento circular das dimensões do conhecimento químico, como também as interfaces dos meios de comunicação e do conhecimento científico diante da pandemia da Covid-19 e as vivências da população afro-brasileira.
Palavras-chave:
Ensino de química; Educação básica; Educação a distância; Integração racial; Cultura afro-brasileira; Racismo