Resumo:
Este artigo tem como objeto a educação ambiental, tal como vem se desenvolvendo na Rede Municipal de Ensino (Reme) de Campo Grande, estado de Mato Grosso do Sul, com o propósito de apreender a sistematização da educação ambiental na escola pública contemporânea. Temos como questão norteadora a forma pela qual o trabalho didático se realiza no âmbito da educação ambiental escolar, enquanto forma concreta de trabalho na escola. O procedimento de pesquisa consistiu na análise de manuais didáticos do ensino fundamental das áreas de Geografia e Ciências, e observações sistemáticas nas reuniões de formação continuada de professores. Os dados foram analisados à luz do referencial teórico-metodológico ciência da história. Foi constatado que a educação ambiental, da mesma forma que a educação em geral, assumiu um caráter livresco e verbalista que a afasta do rigor científico e das experiências vivas constituídas pelas relações entre o homem e o ambiente.
Palavras-chave:
Educação ambiental; Escola pública; Trabalho didático; Orientação didática