Acessibilidade / Reportar erro

Entre as crenças pessoais e a formação acadêmica: como professores de biologia que professam fé religiosa ensinam evolução?

Between personal beliefs and the academic background: how do biology teachers who profess a religious faith teach evolution?

O debate entre ciência e religião tem marcado os últimos séculos, com implicações atuais para o ensino de ciências. Passados cento e cinquenta anos do lançamento de "A origem das espécies", vivemos em um mundo não menos religioso do que o enfrentado por Darwin. Como professores de biologia que professam uma fé religiosa cristã lidam com a tensão entre criacionismo e evolução em sua prática pedagógica? Para responder a esta questão, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dez professores, e analisou-se o conteúdo de suas falas, utilizando referenciais históricos, epistemológicos e éticos. Os entrevistados reconhecem a importância da evolução para o ensino de biologia, porém se dividem quanto ao ensino de criacionismo. Conclui-se que é preciso aprofundar o diálogo entre religião e ciência na sala de aula, tendo em vista suas diferenças epistemológicas e históricas e o respeito às crenças de estudantes e docentes.

Ensino de biologia; Religião; Evolução; Criacionismo; Ciência e religião


Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br