Open-access History of Science in teaching education: suggestions for a course plan on gravitational attraction aiming to change teachers' attitudes

ciedu Ciência & Educação (Bauru) Ciênc. educ. (Bauru) 1516-7313 1980-850X Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Bauru, SP, Brazil The main purpose of this research was to study how the attraction among bodies, having as background the evolution of models of the world, can help prospective teachers' education. To reach this goal, we suggest a course plan on gravitational attraction, addressed mainly to High School Physics teachers. This course was based: on data about world models' evolution, searching to make clear how the concept of gravitational attraction was historically developed; on the most common alternative conceptions found in the literature, including a brief outline of notions found among in-service High School Physics teachers, and on suggestions from recent research about Science teaching and learning processes.. The sequence of activities aims to provide teachers with some reflections in order to change their attitudes, through an inquiry into their view of science as a constructive process, and their own teaching practice. The methodology proposed considers the collective work through f debates and synthesis. ARTIGOS A história da ciência na formação do professor de física: subsídios para um curso sobre o tema atração gravitacional visando às mudanças de postura na ação docente History of Science in teaching education: suggestions for a course plan on gravitational attraction aiming to change teachers' attitudes Sandra Regina Teodoro GattiII; Roberto NardiIII; Dirceu da SilvaIV IAPOIO Fapesp e CNPq IIDoutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação – Faculdade de Educação – Unicamp. Mestre em Educação para a Ciência – Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência – Unesp – Campus de Bauru. (e-mail: steodoro@hotmail.com ; s007554@dac.unicamp.br) IIIProfessor Adjunto Doutor do Departamento de Educação. Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências. Programa de Pósgraduação em Educação para a Ciência. Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Unesp, Campus de Bauru. (e-mail: nardi@fc.unesp.br) IVProfessor Assistente Doutor do Departamento de Metodologia de Ensino, Faculdade de Educação – Unicamp. (e-mail: dirceuds@uol.com.br) RESUMO O objetivo desta pesquisa foi estudar como a evolução histórica dos modelos de atração entre corpos, tendo como pano de fundo a evolução dos modelos de mundo, pode auxiliar na formação inicial do docente de Física. Para tanto, sugerimos um planejamento de curso sobre o tema atração gravitacional, destinado principalmente a docentes de Física que atuam no ensino médio. O planejamento do curso foi baseado: em dados sobre a evolução dos modelos de mundo, buscando evidenciar como o conceito de atração gravitacional desenvolveu-se historicamente; nas concepções alternativas mais comuns encontradas na literatura, incluindo um breve esboço de noções diagnosticadas em uma amostra de docentes de Física de ensino médio; e em sugestões de leituras de resultados de pesquisas recentes sobre os processos de ensino e aprendizagem de ciências. Pretende-se fornecer aos docentes elementos de reflexão que lhes proporcionem mudanças de postura, através do questionamento da visão de ciência enquanto processo de construção e sobre sua própria prática de ensino. Partindo de resultados recentes da pesquisa em Ensino de Ciências, a metodologia sugerida privilegia o trabalho coletivo, com a realização de debates e sínteses. As atividades mencionadas são acompanhadas de justificativas sobre a escolha do tema e objetivos. Unitermos: História da Ciência, atração gravitacional, concepções alternativas, Ensino de Física, formação inicial de docentes. ABSTRACT The main purpose of this research was to study how the attraction among bodies, having as background the evolution of models of the world, can help prospective teachers' education. To reach this goal, we suggest a course plan on gravitational attraction, addressed mainly to High School Physics teachers. This course was based: on data about world models' evolution, searching to make clear how the concept of gravitational attraction was historically developed; on the most common alternative conceptions found in the literature, including a brief outline of notions found among in-service High School Physics teachers, and on suggestions from recent research about Science teaching and learning processes.. The sequence of activities aims to provide teachers with some reflections in order to change their attitudes, through an inquiry into their view of science as a constructive process, and their own teaching practice. The methodology proposed considers the collective work through f debates and synthesis. Keywords: History of Science; gravitational attraction; alternative conceptions, Physics Teaching; prospective teachers' education. Texto completo disponível apenas em PDF. Full text available only in PDF format. ADAMS, P. E. & TILLOTSON, J. W. Why research in the service of science teacher education is needed. Journal of Research in Science Teaching, New York, v. 32, n. 5, p. 441-443, 1995. Why research in the service of science teacher education is needed. Journal of Research in Science Teaching, 1995 441 443 5 32 ADAMS P. E. TILLOTSON J. W. AIKENHEAD, G. S. & RYAN, A. G. Students' preconceptions about the epistemology of science. Science Education, New York, v. 76, n. 6, p. 559-580, 1992. Students' preconceptions about the epistemology of science. Science Education, 1992 559 580 6 76 AIKENHEAD G. S. RYAN A. G. BACHELARD, G. A formaçăo do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. A formação do espírito científico 1996 BACHELARD G BERNAL, J. D. Science in history. London: Penguin Books, 1965. v. 1. Science in history 1965 1 BERNAL J. D. CASTRO, R. S. & CARVALHO, A. M. P. História da Cięncia: como usá-la num curso de segundo grau. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 9, n. 3, p. 225-237, 1992. História da Ciência: como usá-la num curso de segundo grau Caderno Catarinense de Ensino de Física 1992 225 237 3 9 CASTRO R. S. CARVALHO A. M. P. COLL, C. et al. Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. 182 p. Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes 1998 182 p COLL C CUNHA, A. M. O. A mudança conceitual de professores num contexto de educaçăo continuada. 1999. 479 p. Tese (Doutorado)-Faculdade de Educaçăo, Universidade de Săo Paulo, 1999. A mudança conceitual de professores num contexto de educação continuada 1999 CUNHA A. M. O. DUSCHL, R. A. Más allá del conocimiento: los desafíos epistemológicos y sociales de la enseńanza mediante el cambio conceptual. Enseńanza de Las Ciencias, Barcelona, v. 13, n. 1, p. 3-14, 1995. Más allá del conocimiento: los desafíos epistemológicos y sociales de la enseñanza mediante el cambio conceptual Enseñanza de Las Ciencias 1995 3 14 1 13 DUSCHL R. A. FURIÓ MAS, C. J. Tendęncias actuales en la formación del profesorado de Ciencias. Enseńanza de las Ciencias, Barcelona, v. 12, n. 2, p. 188-199, 1994. Tendências actuales en la formación del profesorado de Ciencias. Enseñanza de las Ciencias 1994 188 199 2 12 FURIÓ MAS C. J. GARRIDO, E. & CARVALHO, A. M. P. Discurso em sala de aula: uma mudança epistemológica e didática. In: COLETÂNEA 3Ş Escola de Verăo. Săo Paulo, Feusp. 1995. COLETÂNEA 3ª Escola de Verão 1995 GARRIDO E. CARVALHO A. M. P. GIL-PEREZ, D. Que hemos de saber y saber hacer los profesores de Ciencias? Enseńanza de lăs Ciencias, Barcelona, v. 9, n. 1, p. 69-77, 1991. Que hemos de saber y saber hacer los profesores de Ciencias? Enseñanza de lãs Ciencias 1991 69 77 1 9 GIL-PEREZ D GIOVINAZZO, R. A. Focus group em pesquisa qualitativa: fundamentos e reflexőes. Administraçăo on line, Săo Paulo, v. 2, n. 4, 2001. Disponível em: http://www.fecap.br/adm_online/art24/renata2.htm. Acesso em: 07.06.2002. Focus group em pesquisa qualitativa: fundamentos e reflexões Administração on line 2001 4 2 GIOVINAZZO R. A HASWEH, M. Z. Efects of science teachers' epistemological beliefs in teaching. Journal of Research in Science Teaching, New York, v. 33, n. 1, p. 47-63, 1996. Efects of science teachers' epistemological beliefs in teaching. Journal of Research in Science Teaching 1996 47 63 1 33 HASWEH M. Z. HEWSON, P. W. et al. Educating prospective teachers of biology: introduction and research methods. Science Education, New York, v. 83, p. 247-273, 1999a. Educating prospective teachers of biology: introduction and research methods Science Education 1999 247 273 83 HEWSON P. W ________ et al. Educating prospective teachers of biology: findings, limitations and recomendations. Science Education, New York, v. 83, p. 373-384, 1999b. Educating prospective teachers of biology: findings, limitations and recomendations Science Education 1999 373 384 83 HEWSON P. W LEVY, M. I. C. & SANMARTÍ PUIG, N. Fundamentos de un modelo de formación permanente del profesorado de ciencias centrado en la reflexión dialógica sobre las concepciones y las prácticas. Enseńanza de las Ciencias, Barcelona, v. 19, n. 2, p. 269-283, 2001. Fundamentos de un modelo de formación permanente del profesorado de ciencias centrado en la reflexión dialógica sobre las concepciones y las prácticas. Enseñanza de las Ciencias, 2001 269 283 2 19 LEVY M. I. C. SANMARTÍ PUIG N. LEVITT, K. An analysis of elementary teachers' beliefs regarding the teaching and learning of science. Science Education, New York, v. 86, p. 1-22, 2001. An analysis of elementary teachers' beliefs regarding the teaching and learning of science Science Education 2001 1 22 86 LEVITT K MARION, R. et al. Teaching for conceptual change in elementary and secondary science methods courses. Science Education, New York, v. 83, p. 275-307, 1999. Teaching for conceptual change in elementary and secondary science methods courses. Science Education 1999 275 307 83 MARION R MELLADO, V. Concepciones y prácticas de aula de profesores de ciencias, en la formación inicial de primaria y secundaria. Enseńanza de las Ciencias, Barcelona, v. 14, n. 3, p. 289-302, 1996. Concepciones y prácticas de aula de profesores de ciencias, en la formación inicial de primaria y secundaria Enseñanza de las Ciencias 1996 289 302 3 14 MELLADO V NUSSENZVEIG, H. M. Curso de física básica. Săo Paulo: Edgard Blücher, 1997. v. 1, 338 p. Curso de física básica. 1997 NUSSENZVEIG H. M. ROBILOTTA, M. R. O cinza, o branco e o preto: da relevância da história da cięncia no ensino de física. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 5, p. 7-22, 1988. Número Especial. O cinza, o branco e o preto: da relevância da história da ciência no ensino de física Caderno Catarinense de Ensino de Física 1988 7 22 Especial 5 ROBILOTTA M. R. SANTOS, M. E. V. Mudança conceitual na sala de aula. Lisboa: Livros Horizonte, 1991. Mudança conceitual na sala de aula. 1991 SANTOS M. E. V. SCHURMANN, P. F. História de la física. 2. ed. Buenos Aires: Editora Nova, 1945. 2 v. História de la física. 1945 2 v SCHURMANN P. F. TEODORO, S. R. A história da cięncia e as concepçőes alternativas de estudantes como subsídios para o planejamento de um curso sobre atraçăo gravitacional. 2000. 278 p. Dissertaçăo (Mestrado em Educaçăo para a Cięncia)-Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2000. A história da ciência e as concepções alternativas de estudantes como subsídios para o planejamento de um curso sobre atração gravitacional 2000 TEODORO S. R.
location_on
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro