1 |
Professor |
Primeiro vamos falar da questão da água II Professor se dirigiu ao quadro e grifou a palavra água que ele havia escrito. Só para a gente poder entender um pouquinho esse fenômeno que acontece lá ▲▲ na Lagoa da Pampulha I Mas que acontece em qualquer ▲ Professor apontou com o dedo indicador e braço estendido para a direção em que se encontra a Lagoa da Pampulha
|
2 |
Fred |
Lugar I |
3 |
Professor |
Ambiente aquático II Professor disse isso balançando a cabeça positivamente em relação à fala anterior de Fred. Não é isso ↑ |
4 |
Fred |
É I |
5 |
Professor |
Vamos lá I Vou desenhar a Lagoa da Pampulha I Vou fazer o desenho tá bom ↑I Vocês têm passado na Lagoa da Pampulha esses dias ↑O que vocês têm percebido ↑ Professor foi desenhando a Lagoa da Pampulha no quadro.
|
6 |
Estudantes |
Aham I Sim I |
7 |
Professor |
O que vocês têm observado lá ↑ |
8 |
ENI |
Cheiro horrível I |
9 |
Professor |
O cheiro está maravilhoso ↑ I Professor disse em tom de ironia enquanto fez apontamentos com os dedos.
|
10 |
Estudantes |
XXXX |
11 |
Professor |
Terrível né ↑Isso é uma percepção olfativa né ↑II E a visual ↑I Professor foi desenhando no quadro os elementos que surgiam nas falas de alguns estudantes. |
12 |
Estudantes |
XXXX |
13 |
Guto |
Têm uns cocôs lá boiando I |
14 |
Estudantes |
XXXX |
15 |
Professor |
Então I vamos lá I Vamos concentrar aqui I A gente percebe uma coisa verde lá I Várias pessoas falaram isso não foi ↑O quê que [sic] é essa coisa verde ↑Alguém sabe me falar ↑I O professor desenhou algo cobrindo a superfície da Lagoa da Pampulha. |
16 |
ENI |
Cocô I |
17 |
ENI |
Lodo I |
18 |
Professor |
Lodo ↑I Professor sinalizou com o dedo polegar enquanto repete a palavra lodo.
|
19 |
Estudantes |
XXXX |
20 |
Rod |
Fezes I |
21 |
Professor |
Lodo misturado com fezes humanas ↑ |
22 |
Estudantes |
XXXX |
23 |
Professor |
Olha só I Esse lodo é formado por quê ↑ |
24 |
Estudantes |
XXXX |
25 |
Professor |
Ahn ↑Alguém falou aí I |
26 |
Guto |
Algas I |
27 |
Professor |
Algas ▲ I Professor escreveu a palavra enquanto a pronunciava e a palavra cianobactéria abaixo da palavra algas I O que acontece quando está muito verde ↑I É sinal de que está acontecendo o quê ali ↑ I |
28 |
Estudantes |
XXXX |
29 |
Professor |
Está havendo ▲▲↑ |
30 |
Guto |
Proliferação I |
31 |
Professor |
Uma proliferação em um processo acele+rado ▲ I Por que vocês acham que está acelerado ↑ |
32 |
Rod |
Porque joga muito II muito adubo lá I |
33 |
Professor |
Joga muito adubo ↑ |
34 |
ENI |
Sujeira I |
35 |
Estudantes |
XXXX |
36 |
Professor |
Sujeira ou adubo ↑ |
37 |
Estudantes |
XXXX |
38 |
Rod |
Fezes I |
39 |
Professor |
Por que vocês acham I que essas algas e cianobactérias e outros microorganismos se reproduzem muito ali ↑ Professor falou apontando para o desenho da Lagoa da Pampulha. |
40 |
Estudantes |
XXXX |
41 |
Professor |
Eu estou jogando nutriente lá ↑ |
42 |
Estudantes |
Sim I |
43 |
Professor |
Como é que a gente joga nutriente lá na Lagoa da Pampulha ↑ |
44 |
Fred |
Esgoto I Lixo I |
45 |
Professor |
E+sgoto ▲ Esse esgoto cai na Lagoa da Pampulha I O quê que [sic] tem lá dentro ↑ Vamos pensar no que tem lá dentro da água ↑ |
46-73 |
Estudantes |
- mencionaram uma série de animais, plantas e nutrientes que podem ser encontrados na Lagoa da Pampulha
|
74 |
Professor |
O quê que [sic] tem na água aqui dissolvido ↑I Professor falou apontando para a representação do interior da Lagoa da Pampulha. |
75 |
Fred |
Oxigênio I |
76 |
Professor |
Oxigênio ↑ Quem produz o oxigênio ↑ I Professor falou apontando para o diagrama.
|
77 |
Fred e Rod |
As algas I |
78 |
Estudantes |
As plantas I |
79 |
Professor |
Quais plantas ↑ |
80 |
Estudantes |
As algas I |
81 |
Professor |
Mas como essas plantas produzem esse oxigênio ↑ |
82 |
Estudantes |
Fotossíntese |
83 |
Professor |
A+ ↑Olha o processo na outra planta que eu tinha mostrado IIII Fotossíntese I Fotossíntese precisa de+ ↑ ▲▲ I Luz I Como essas luzes chegam aqui ↑Professor apontou o pincel para o fundo da representação da Lagoa da Pampulha e desenhou linhas pontilhadas representando os raios solares. |
84 |
Fred |
Boa pergunta I |
85 |
Guto |
Não chega I |
86 |
Rod |
Não chegou porque está coberto I Professor fez expressão de contente. |
87 |
Professor |
Se eu tenho uma camada aqui física ▲ eu vou conseguir que chegue luz do sol lá embaixo ↑Professor fez gesto com a palma da mão virada para baixo como se estivesse paralela à superfície da Lagoa da Pampulha.
|
88 |
Estudantes |
Não I |
89 |
Professor |
O que as plantas vão ter dificuldade de fazer ↑I Professor apontou para o fundo da representação da Lagoa da Pampulha. |
90 |
Fred |
Fotossíntese I |
91 |
Professor |
E produzir o quê ↑I Professor discursou apontando para o fundo da representação da Lagoa da Pampulha e voltado para os estudantes. |
92 |
Estudantes |
Oxigênio I |
93 |
Professor |
E os peixes vão ter oxigênio para respirar ↑I Professor apontou para o fundo da representação da Lagoa da Pampulha
|
94 |
Estudantes |
Não I |