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O gênero como uma chave analítica para explorar as concepções de jovens sobre a Ciência

Gender as an analytical key to explore younger people’s conceptions of science

Resumo:

O presente artigo versa sobre as concepções de jovens sobre as ciências como um campo de atuação profissional, tendo o gênero como uma categoria analítica capaz de produzir novas possibilidades de intervenção no campo educacional. Centrado nas evocações de 1.100 estudantes do ensino médio de dez escolas do município de São Paulo, coletadas a partir de um questionário mais amplo, os resultados obtidos demonstraram que os estereótipos de gênero não só são criados, como também são mantidos por diversos grupos e organizações sociais que podem não visibilizar a necessária problematização de modo a ampliar a compreensão sobre as desigualdades no âmbito das trajetórias escolares e profissionais. Nesse sentido, reconhecer a escola como um importante agente socializador pode contribuir para a desconstrução de estereótipos que podem afetar a escolha de carreiras profissionais.

Palavras-chave:
Ensino médio; Relações de gênero; Gênero e educação; Ensino de ciências

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