Resumo:
Neste artigo apresentamos uma proposta metodológica qualitativa para a investigação em ensino de Ciências, construída a partir das premissas do método Think Aloud e da Análise Gestual Descritiva. Descrevemos, portanto, a estruturação da técnica Report Aloud, inédita no âmbito da pesquisa em ensino, e suas aplicações recentes em trabalhos inclinados ao ensino de química e de física. As principais vantagens deste delineamento metodológico são as suas potencialidades ao estabelecer um enlace entre a linguagem verbal e a gestual, manifestadas pelos sujeitos da pesquisa ao longo do processo de produção de dados, ocorrido por meio de diálogos propostos pelas investigações dentro desse universo de pesquisa. Desta forma, é possível realizar uma análise com maior acuracidade, obtendo evidências oriundas da fala, da escrita e dos gestos para a identificação de imagens mentais dos estudantes acerca de determinados conceitos científicos estudados.
Palavras-chave:
Ensino de ciências; Metodologia da pesquisa; Pesquisa qualitativa; Análise gestual descritiva; Método think aloud; Técnica report aloud