Resumo:
Neste artigo trazemos os resultados de uma pesquisa que procurou caracterizar a ação docente em sala de aula que possuía estudantes com deficiência visual. As tomadas de dados foram realizadas por meio de gravações em vídeo das aulas de um professor durante um ano letivo, em que havia a presença de dois estudantes com deficiência visual. Os dados foram categorizados por meio da análise textual discursiva. Levando-se em consideração as bases epistemológicas e estruturais do instrumento analítico adotado na investigação, a Matriz 3x3, foi possível observar que as preocupações do professor se concentraram mais na relação dos estudantes com o saber, o que contrasta com resultados anteriores registrados em nossas pesquisas, em que os docentes centraram suas ações mais em seu próprio ensino. Nossa conclusão é que uma sala de aula em que estão presentes estudantes com deficiência visual parece favorecer uma ação em sala de aula mais voltada para a aprendizagem dos alunos.
Palavras-chave: Ação docente; Análise textual discursiva; Matriz 3x3; Deficiência visual; Aprendizagem