Acessibilidade / Reportar erro

O laboratório didático a partir da perspectiva da multimodalidade representacional

The didactic laboratory perspective from multi-modal representation

Este trabalho dá continuidade às reflexões existentes na literatura da área de educação científica que tratam do papel desempenhado pelo laboratório didático no ensino das ciências. Ao situar o laboratório didático a partir de uma perspectiva semiótica baseada no referencial da multimodalidade representacional, defende-se a importância desse espaço, na escola, para apropriação, consolidação e aprimoramento dos conceitos científicos. A ação experimental sobre e com os objetos do mundo natural e instrumentação envolvida é aqui ponderada como uma modalidade representacional que deveria compor o espectro multimodal de representações de ensino, com o objetivo de tornar o discurso e as ideias científicas mais integradas e significativas.

Laboratório didático; Análise semiótica; Ensino de ciências


Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br