CAMINO, N. |
Aprender Astronomía jugando en una plaza |
RELEA, São Carlos, n. 14, p. 39-56, 2012. |
Geral |
Recursos didáticos |
DARROZ, L. M.; PÉREZ, C. A. S.; ROSA, C. W.; HEINECK, R. |
Propiciando aprendizagem significativa para alunos do sexto ano do ensino fundamental: um estudo sobre as fases da Lua |
RELEA, São Carlos, n. 13, p. 31-40, 2012. |
EF2 |
Conteúdo e método |
DARROZ, L. M.; ROSA, C. W.; ROSA, A. B.; PÉREZ, C. A. S. |
Evolução dos conceitos de astronomia no decorrer da educação básica |
RELEA, São Carlos, n. 12, p. 107-121, 2014. |
EF2, EM |
Característica de aluno |
DARROZ, L. M.; HEINECK, R.; PÉREZ, C. A. S. |
Conceitos básicos de astronomia: uma proposta metodológica |
RELEA, São Carlos, n. 12, p. 57-69, 2011. |
EM |
Conteúdo e método |
DARROZ, L. M.; ROSA, C. W.; VIZZOTO, P. A.; ROSA, A. B. |
As fases da lua e os acontecimentos terrestres: a crença de diferentes níveis de instrução |
RELEA, São Carlos, n. 16, p. 73-85, 2013. |
Geral |
Característica de aluno |
FAGUNDES, A. L.; SILVA, T.; BARROSO, M. F. |
Aprendizagem mediada por uma hipermídia educacional |
RELEA, São Carlos, n. 20, p. 91-114, 2015. |
ES |
Recursos didáticos |
GIOVANNINI, O.; PELLENZ, D.; CATELLI, F. |
O lado escuro da lua nunca apanha sol? |
RELEA, São Carlos, n. 17, p. 91-106, 2014. |
EF2 |
Conteúdo e método |
GOMIDE, H. A.; LONGHINI, M. D. |
Análise da presença de conteúdos de astronomia em uma década do exame nacional do ensino médio (1998-2008) |
RELEA, São Carlos, n. 11, p. 31-43, 2011. |
EM |
Currículos e programas |
GONZATTI, S. E. M. et al. |
Ensino de astronomia: cenários da prática docente no ensino fundamental |
RELEA, São Carlos, n. 16, p. 27-43, 2013. |
EF1,EF2 |
Característica de professor |
HEYER, I.; SLATER, S. J.; SLATER, T. F. |
Establishing the empirical relationship between non-science majoring undergraduate learners' spatial thinking skills and their conceptual astronomy knowledge |
RELEA, São Carlos, n. 16, p. 45-61, 2013. |
ES |
Característica de aluno |
IACHEL, G.; LANGHI, R.; SCALVI, R. M. F. |
Concepções alternativas de alunos do ensino médio sobre o fenômeno de formação das fases da lua |
RELEA, São Carlos, n. 5, p. 25-37, 2008. |
EM |
Característica de aluno |
JAFELICE, L. C. |
Astronomia cultural nos ensinos fundamental e médio |
RELEA, São Carlos, n. 19, p. 57-92, 2015. |
Geral |
Conteúdo e método |
LANGHI, R.; NARDI, R. |
Dificuldades interpretadas nos discursos de professores dos anos iniciais do ensino fundamental em relação ao ensino da astronomia |
RELEA, São Carlos, n. 2, p. 75-92, 2005. |
ES, EF1 |
Característica de professor |
LEITE, C.; HOSOUME, Y. |
Os professores de ciências e suas formas de pensar a astronomia |
RELEA, São Carlos, n. 4, p. 47-68, 2007. |
EF2 |
Característica de professor |
LONGHINI, M. D.; GOMIDE, H. A. |
Aprendendo sobre o céu a partir do entorno: uma experiência de trabalho ao longo de um ano com alunos de ensino fundamental |
RELEA, São Carlos, n. 18, p. 49-71, 2014. |
EF2 |
Conteúdo e método |
MACHADO, D. I.; SANTOS, C. |
O entendimento de conceitos de Astronomia por alunos da educação básica: o caso de uma escola pública brasileira |
RELEA, São Carlos, n. 11, p. 7-29, 2011. |
EF, EM |
Característica de aluno |
MARTINS, B. A.; LANGHI, R. |
Uma proposta de atividade para a aprendizagem significativa sobre fases da lua |
RELEA, São Carlos, n. 14, p. 27-36, 2012. |
EM |
Conteúdo e método |
MORETT, S. S.; SOUZA, M. O |
Desenvolvimento de recursos pedagógicos para inserir o ensino de astronomia nas séries iniciais do ensino fundamental |
RELEA, São Carlos, n. 8, p. 7-17, 2009. |
EF1 |
Conteúdo e método |
MOTA, A. T.; BONOMINI, I. A. M.; ROSADO, R. M. M. |
Inclusão de temas astronômicos numa abordagem inovadora do ensino informal de física para estudantes do ensino médio |
RELEA, São Carlos, n. 8, p. 7-17, 2009. |
EM |
Conteúdo e método |
OLIVEIRA, E. F.; VOELZKE, M. R.; AMARAL, L. H. |
Percepção astronômica de um grupo de alunos do ensino médio da rede estadual de São Paulo da cidade de Suzano |
RELEA, São Carlos, n. 4, p. 79-99, 2007. |
EM |
Característica de aluno |
QUEIROZ, G. P.; SOUSA, C. J. B.; MACHADO, M. A. D. |
A prática de pesquisa de um professor do ensino fundamental envolvendo modelos mentais de fases da lua e eclipses |
RELEA, São Carlos, n. 8, p. 16-36, 2009. |
ES, EF2 |
Característica de professor |
SARAIVA, M. F. O. et al. |
As fases da lua numa caixa de papelão |
RELEA, São Carlos, n. 4, p. 9-26, 2007. |
Geral |
Recursos didáticos |
SARAIVA, M. F. O.; SILVEIRA, F. L.; STEFFANI, M. H. |
Concepções de estudantes universitários sobre fases da lua |
RELEA, São Carlos, n. 11, p. 63-80, 2011. |
ES |
Característica de aluno |
SILVEIRA, F. P. R. A.; MENDONÇA, C. A. S. . |
O mapa conceitual como recurso didático facilitador da aprendizagem significativa de temas da astronomia |
RELEA, São Carlos, n. 19, p. 93-121, 2015. |
EF2 |
Conteúdo e método |
SILVEIRA, F. P. R. A.; SOUSA, C. M. S. G.; MOREIRA, M. A. . |
Uma avaliação diagnóstica para o ensino da astronomia |
RELEA, São Carlos, n. 13, p. 41-59, 2011. |
EF2 |
Característica de aluno |
SOARES, L. M. S.; NASCIMENTO, S. S. |
Formas de apropriação de instrumentos para o ensino de astronomia na formação continuada de professores |
RELEA, São Carlos, n. 11, p. 45-62, 2012. |
ES |
Formação de professor |
AGUIAR, C. E.; BARONI, D.; FARINA, C. |
A órbita da lua vista do sol |
RBEF, São Paulo, v. 31, n. 4, 2009. |
Geral |
Conteúdo específico |
KULESZA, W. |
Previsão astronômica através da observação das marés |
RBEF, São Paulo, v. 10, 1988. |
Geral |
Conteúdo específico |
SCARINCI, A. L.; PACCA, J. L. A. |
Um curso de astronomia e as preconcepções dos alunos |
RBEF, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 89-99, 2006. |
EF2 |
Característica de aluno |
SILVEIRA, F. L. |
As variações dos intervalos de tempo entre as fases principais da lua |
RBEF, São Paulo, v. 23, n. 3, p. 300-307, 2001. |
Geral |
Conteúdo Específico |
SOLBES, J.; PALOMAR, R. |
Dificultades en el aprendizaje de la astronomía en secundaria |
RBEF, São Paulo, v. 35, n. 1, p. 1-12, 2013. |
EM |
Característica de aluno |
TEIXEIRA JR., A. S. |
Atividades para a classe: órbita da lua |
RBEF, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 15-20, 1980. |
Geral |
Conteúdo específico |
TONEL, A. P. ; MARRANGHELLO, G. F. |
O movimento aparente da lua |
RBEF, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 1-6, 2013. |
Geral |
Conteúdo específico |
ALMEIDA, G. |
Sobre o tamanho aparente da lua no horizonte e a maiores alturas |
CBEF, Florianópolis, v. 29, n. 2, p. 325-335, 2012. |
Geral |
Conteúdo específico |
CANALLE, J. B. G. |
Explicando astronomia básica com uma bola de isopor |
CBEF, Florianópolis, v. 16, n. 3, p. 317-334, 1999. |
Geral |
Recursos didáticos |
DARROZ, L. M.; SANTOS, F. M. T. |
Astronomia: uma proposta para promover a aprendizagem significativa de conceitos básicos de astronomia na formação de professores em nível médio |
CBEF, Florianópolis, v. 30, n. 1, p. 104-130, 2013. |
EM, EF1 |
Formação de professor |
LANGHI, R. |
Educação em astronomia: da revisão bibliográfica sobre concepções alternativas à necessidade de uma ação nacional |
CBEF, Florianópolis, v. 28, n. 2, p. 373-399, 2011. |
Geral |
Características de aluno e de professor |
LONGHINI, M. D.; MENEZES, L. D. D. |
Objeto virtual de aprendizagem no ensino de astronomia: algumas situações problemas propostas a partir do software Stellarium |
CBEF, Florianópolis, v. 27, n. 3, p. 433-448, 2010. |
Geral |
Recursos didáticos |
LOPES, W. |
Eclipse total da lua |
CBEF, Florianópolis, v. 31, n. 2, p. 400-409, 2014. |
Geral |
Conteúdo específico |
MARRONE JUNIOR, M.; TREVISAN, R. T. |
Um perfil da pesquisa em ensino de astronomia no Brasil a partir da análise de periódicos de ensino de ciências |
CBEF, Florianópolis, v. 26, n. 3, p. 547-574, 2009. |
Geral |
Outros |
PINTO, S. P. ; FONSECA, O. M.; VIANNA, D. M. |
Formação continuada de professores: estratégia para o ensino de astronomia nas séries iniciais |
CBEF, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 71-86, 2007. |
ES, EF1 |
Formação de professor |
SILVA, T. |
Ensino a distância e tecnologias na educação: o estudo de fenômenos astronômicos |
CBEF, Florianópolis, v. 26, n. 3, p. 533-546, 2009. |
Geral |
Recursos didáticos |
SILVEIRA, F. L. |
Marés, fases principais da lua e bebês |
CBEF, Florianópolis, v. 20, n. 1, p. 10-29, 2003. |
Geral |
Conteúdo específico |
SILVEIRA, F. L.; MEDEIROS |
A ilusão sobre o tamanho da Lua no horizonte |
A Física na Escola, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 67-69, 2006. |
Geral |
Conteúdo específico |
SILVEIRA, F. L.; SARAIVA, M. F. O. |
As cores da lua cheia |
A Física na Escola, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 20-24, 2008. |
Geral |
Conteúdo específico |
KRINER, A. |
Las fases de la luna: ¿cómo y cuándo enseñarlas? |
C&E, Bauru, v. 10, n. 1, p. 111-120, 2004. |
Geral |
Conteúdo e método |
BRETONES, P. S.; COMPIANI, M. |
Tutoria na formação de professores para a observação do movimento anual da esfera celeste e das chuvas de meteoros |
RBPC, Rio de Janeiro, v. 12, n.3, p. 43-66, 2012. |
ES, EF2 |
Formação de professor |
MACHADO, M. A. D.; QUEIROZ, G. R. P. C. |
A cultura de projetos, construída via parceria escola-universidade, contribuindo para a qualidade de formação inicial e continuada de professores |
RBPC, Rio de Janeiro, v. 12, n.1, p. 93-116, 2012. |
ES, EF2 |
Formação de professor |
PAULA, H. F.; LIMA, M. E. C. C. |
Formulações de questões e mediação da leitura |
IENCI, Porto Alegre, v. 15, n. 3, p. 429-461, 2010. |
Geral |
Conteúdo e método |
BRETONES, P. S.; COMPIANI, M. |
A observação do céu como ponto de partida e eixo central em um curso de formação continuada de professores |
Ensaio, Belo Horizonte, v. 12, n. 2, p. 173-188, 2010. |
ES, EF2 |
Conteúdo e método |
DARROZ; SANTOS |
Promovendo a aprendizagem significativa de conceitos básicos de astronomia na formação de professores em nível médio |
EENCI, Cuiabá, v. 7, n. 2, p. 1-13, 2012. |
EM, EF1 |
Formação de professor |
BRETONES, P. S.; COMPIANI, M. |
Tutoria na formação de professores para o tema movimentos da lua |
Alexandria, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 23-47, 2014. |
ES, EF2 |
Formação de professor |