Resumo:
As pesquisas sobre Aprendizagem Ativa vêm compartilhando evidências de que, quando os estudantes são reunidos para resolução de problemas em um ambiente cooperativo com incentivos bem estruturados, o aprendizado é maximizado. No entanto, existe um grande desafio ao gestor da aprendizagem em relação à concepção e validação de modelos pedagógicos, pois há uma lacuna quanto à disponibilidade de uma metodologia para investigar a complexidade das relações sociais nos ambientes de aprendizagem. Neste trabalho propôs-se um instrumento metodológico para a Aprendizagem Ativa adaptando-se o Sistemismo de Mario Bunge à prática pedagógica. Os resultados mostraram que, com a aplicação das regras metodológicas necessárias ao Modelo Composition, Environment, Structure and Mechanism (CESM), obteve-se maior objetividade na avaliação do modelo pedagógico idealizado pelo docente e possibilidade de aperfeiçoamento constante do mesmo, o que corroborou para a maximização da aprendizagem cognitiva dos estudantes envolvidos no estudo de caso.
Palavras-chave:
Processo de ensino-aprendizagem; Modelo pedagógico; Ensino baseado em evidências; Sistemas complexos; Métodos de aprendizagem