Quadro 1
Tarefa Investigativa: formas de investimento
Quadro 2
Tarefa Investigativa: decisão de compra com porcentagem
A1
Eu pensei igualmente a vocês em relação ao CDB ser mais vantajoso com 160% do DI, porém devemos levar em consideração que no CDB não se deve retirar o dinheiro fora do prazo, porque o consumidor pagaria um imposto alto de 22,5%. Em caso de emergência, essa transação precisa ser evitada, em função de causar grande prejuízo para o investidor. A partir disso, ter um dinheiro na poupança é um jeito bom de investir, porque você poderá sacar quando surgir necessidades, diferente do CDB, LCI e LCA.
A2
O legal é que os números não são os únicos que devemos levar em consideração na resposta final, devemos repensar as possibilidades de investimento a partir de diversos outros fatores, como prazo, imposto de renda, inflação, necessidade de tirar o dinheiro antes, falência do banco, entre outros. Nós como matemáticos só pensamos nos números. Esse tipo de problema nos faz abrir a mente.
A6
Conseguimos encontrar os mesmo valores e chegamos à conclusão que ter um dinheiro na poupança é bom, já que em casos de imprevistos, poderemos sacá-lo com mais facilidade. Ainda tínhamos que cuidar as variações das taxas como a SELIC, DI e TR, fazer uma análise de mercado para considerarmos nos resultados. Por fim, ocorreu tudo bem e compreendemos as várias formas de investir e saber qual delas é o modelo que terá uma rentabilidade melhor para o indivíduo.
A8
As informações da atividade deram ênfase para análise de diversas possibilidades, estimularam os alunos a investigação, a explorarem ao máximo a situação-problema apresentada. As tabelas foram muito úteis para organização, análise dos dados e comparação dos resultados. A diversificação dos investimentos e entre os bancos seria uma alternativa interessante para diminuir perdas.
A3
Verdade A8! Eu fiquei bem curiosa sobre o banco falir, isso não é uma coisa de conhecimento público ou pelo menos eu e as pessoas ao meu redor não tínhamos conhecimento sobre o quanto o consumidor pode ser prejudicado, dependendo do seu volume de negócios.
Quadro 3
Generalizações: Montante e Imposto de Renda
Quadro 4
Generalizações para Acréscimos e Descontos
Quadro 5
Generalizações Valor Final e Taxa Total - Acréscimos e Descontos Sucessivos
A3
Vi as questões que fizeram e por mais que tenham usado terminologias diferentes, o modo de fazer foi o mesmo. Também chegamos na mesma conclusão, fato interessante, pois por mais que os grupos não tenham feito a atividade junto, ambos tiveram a mesma linha de raciocínio lógico. A observação da mesma atividade com outro olhar é algo que nos faz pensar, por isso muitas vezes a socialização dos métodos apresentados para resolver as atividades é muito importante para podermos aprender a ter outra visão referente ao mesmo assunto.
A2
A maioria dos cálculos estão iguais ao nosso, destaco, ainda, que as tuas generalizações estão muito bem elaboradas, bem semelhante a um material didático, cheio de considerações. Show!
A1
Obrigado A2! Nós procuramos sistematizar alguns conceitos simples e depois avançar um pouco para alguns mais complexos para futuras atividades e aprimorar o conhecimento de financeira, visto que nunca tinha feito uma generalização das fórmulas da matemática financeira. [Diálogo entre A2 e A1]
A1
É interessante trabalhar com todas as hipóteses que podem influenciar nas escolhas da compra de um produto de qualidade, que esteja em bom estado para a utilização. Penso que no momento em que o estudante ganha liberdade de pensar/elaborar suposições para o problema tornando-o mais complexo, acaba tendo de procurar outros meios para resolvê-lo. Nessa atividade foi constatado essa visão de liberdade e gostei muito de pensar em estruturas que influenciavam na compra da televisão tanto na Loja A, B ou C.
A1
Achei muito boa a atividade, apesar de trabalhosa, porque traz um assunto que molda todo estudo de matemática financeira, que é a questão da porcentagem e que muitas vezes não analisamos a situação com a devida atenção. Todo o local que olhamos, notamos placas expondo descontos ou juros, e saber usar estas informações é necessário para não cair em golpes, evitando que o indivíduo fique pagando por algo que não deveria.
A3
O mais interessante é que antes dessa atividade, eu pensei que iria ver muitas fórmulas e me apavoraria. Agora elas parecem ser fáceis, quando somos nós que a encontramos, só depois é que temos que nos preocupar com a solução ou soluções, diante de vários fatores que podem influenciar no processo de escolha!
A1
Houve grande aprendizado com a atividade investigativa, porque através das generalizações desenvolvidas por meio das resoluções dos problemas chegamos em fórmulas do conteúdo de Matemática Financeira. Além disso, as discussões em sala de aula proporcionaram a visualização de um consumidor consciente, por conta de analisar os preços e verificar a loja mais em conta. A mesma coisa aconteceu com a tarefa relacionada às formas de investimento, matematicamente parecia simples de resolver, com a aplicação da fórmula de juros compostos que deduzimos. Por outro lado, no conhecimento financeiro foi de grande aprendizagem e tivemos bastante coisa para analisar, sem jamais imaginarmos.
A2
Encontrando as generalizações, estamos aprendendo muito mais, entendendo o que de fato acontece e podemos aplicar tais fórmulas em outros acontecimentos de mesma natureza.
A3
Existiu aprendizagem por conta do pensamento de como fazer os cálculos, já que era uma atividade com situações simuladas, porém próximas da nossa realidade. Mesmo ainda não tendo aprendido as fórmulas, acabamos as deduzindo com nossas terminologias, pelo pensamento lógico e isso é muito mais significativo do que decorá-las, pois precisamos pensar o porquê de cada elemento das fórmulas. A aprendizagem se dá de forma dedutiva e instigada.
A4
A atividade investigativa gerou um aprendizado diferenciado, pois aprendemos entre nós mesmos e vencemos as dificuldades através de um diálogo em conjunto. O nosso grupo é bastante colaborativo, interativo e participativo, facilitando a realização dos cálculos e a compreensão das questões.
A5
Existiu aprendizado com a atividade, pois aprendemos cada vez mais a trabalhar em equipe e que a opinião do colega pode ser diferente, chegar aos mesmos resultados ou a resultados mais completos, melhor analisados. Todos nós devemos aprender a trabalhar em grupos, pois a aprendizagem não se constrói sozinha e sim com a colaboração de cada um. Aprendemos, também, com alguns erros e ajustes e principalmente discutindo cada resolução com o pequeno e grande grupo.
A6
A aprendizagem em pequenos grupos se é dada de forma mais significativa, já que o estudante tem seus colegas para poderem tirar suas dúvidas e se ajudarem nesse processo.
A7
A cooperação que as atividades de investigação proporcionaram e a professora nos instigando favoreceu o aprendizado do conteúdo e estimulou a turma a participar das discussões, proporcionando uma maior reflexão e compreensão sobre cada situação, estou muito satisfeita com as aulas, o ensino deveria ser dessa forma.
A8
Através da situação proposta aprendemos a analisar diferentes opções de investimento de dinheiro e decidir a partir de nossos cálculos e suposições qual seria a melhor opção de investimento. Situação muito útil para nossas vidas, a nos tornar mais críticos a respeito de situações da mesma natureza.
A2
Foi difícil generalizar, porém conseguimos entender a lógica que seguimos e logo generalizamos. Eu nunca tinha encontrado fórmulas, acredito que a turma inteira teve dificuldade. No curso de Matemática, o professor geralmente deixa utilizar formulário ou decoramos para resolver o exercício.
A3
Sim, no início foi bem difícil começar a compreender o que tinha que ser feito, com muitos termos que nunca vi. Para mim foi a problematização mais complexa até agora.
A4
A dificuldade encontrada foi a de acertar as fórmulas e fazer a análise, precisaríamos de mais tempo para analisar, entre o próprio grupo, a resolução desse tipo de questão mais aberta, no final só ficou faltando alguns detalhes que não percebemos.