Resumos
Muitos autores reconhecem as dificuldades de avaliar e analisar as repercussões de atividades de educação ambiental devido aos vários processos educativos existentes, à abrangência dos temas e dos objetivos. Se utilizarmos processos de avaliação mais quantitativos, que requerem respostas objetivas, podemos prescindir de elementos que melhor caracterizam a Educação Ambiental. Necessitamos, portanto, de instrumentos adequados de avaliação. Neste trabalho pretendemos destacar os processos educativos em Educação Ambiental e as discussões sobre critérios de avaliação de projetos na visão de vários especialistas
Educação Ambiental; Avaliação; Ensino de Ciências
Many authors recognize the difficulties in evaluating and analysing the repercussions of the activities in Environmental Education, due to the various existing assesment processes, the comprehending character of the themes and objectives. If we use more quantitative assessment processes, requiring objetive responses, we may abdicate of elements that best characterize the Environmental Education. Therefore, we need adequate evaluation instruments. In this paper, we intend to point out the educational processes in Environmental Education, and the discussions about the assesment criteria for projects according to various specialists' views
Environmental Education; Evaluation; Science Teaching
ARTIGOS
Educação ambiental: que critérios adotar para avaliar a adequação pedagógica de seus projetos?
Maria Guiomar Carneiro TomazelloI; Tereza Raquel das Chagas FerreiraII
IProfessora Doutora, Grupo de Área de Física, Faculdade de Ciências Matemáticas e da Natureza, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Piracicaba, SP, Brasil (e-mail: mgtomaze@unimep.br)
IIMestre em Educação, Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Piracicaba, SP, Brasil
RESUMO
Muitos autores reconhecem as dificuldades de avaliar e analisar as repercussões de atividades de educação ambiental devido aos vários processos educativos existentes, à abrangência dos temas e dos objetivos. Se utilizarmos processos de avaliação mais quantitativos, que requerem respostas objetivas, podemos prescindir de elementos que melhor caracterizam a Educação Ambiental. Necessitamos, portanto, de instrumentos adequados de avaliação. Neste trabalho pretendemos destacar os processos educativos em Educação Ambiental e as discussões sobre critérios de avaliação de projetos na visão de vários especialistas
Unitermos: Educação Ambiental; Avaliação; Ensino de Ciências
ABSTRACT
Many authors recognize the difficulties in evaluating and analysing the repercussions of the activities in Environmental Education, due to the various existing assesment processes, the comprehending character of the themes and objectives. If we use more quantitative assessment processes, requiring objetive responses, we may abdicate of elements that best characterize the Environmental Education. Therefore, we need adequate evaluation instruments. In this paper, we intend to point out the educational processes in Environmental Education, and the discussions about the assesment criteria for projects according to various specialists' views
Keywords: Environmental Education, Evaluation, Science Teaching
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
Artigo Recebido em: 17/04/00
Artigo Aceito para Publicação em: 03/08/01
Referências bibliográficas
- ALBA, A., GAUDIANO, E.G. Evaluación de programas de Educación Ambiental. México: Universidade Nacional Autônoma do México, 1997.
- BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
- BRESSAN, D. Gestão racional da natureza São Paulo: Hucitec, 1996.
- DIAZ, A. P. La educación ambiental como proyecto. Cuadernos de Educación, Barcelona, I.C.E. Universitat Barcelona- Editorial Horsori, n. 18, 1995.
- FENSHAM P.; HUNWICH, J.; JACOBSON. Programa de formación en educación ambiental para futuros professores y asesores de ciencias de enseñanza secundaria. In: UNESCO-PNUMA. Programa Internacional de Educación Ambiental. Bilbao: Los libros de Catarata, 1996. (Serie de Educación Ambiental, 7)
- GLASGOW, J.; ROBINSON, P.; JACOBSON, W. Programa de introducción a la educación ambiental para maestros e inspectores de enseñanza primaria. In: UNESCOPNUMA. Programa Internacional de Educación Ambiental. Bilbao: Los libros de Catarata, 1995. (Serie de Educación Ambiental, 5)
- GUERRA, M.A.S. La evaluación: un proceso de diálogo, comprensión y mejora. Investigácion en la escuela, n. 20,1993.
- GUIMARÃES, M.A. A dimensão ambiental na educação Campinas: Papirus, 1995.
- JIMÉNEZ ALEIXANDRE, M.P. Integrando la educación ambiental en el currículum de ciencias. Alambique: Didática de las ciencias experimentales, v. 2, n. 6, oct. 1995.
- LUCAS, A.M. The role of science education in education for the environment. Journal of Environmental Education, v. 12, n. 2, p. 32-37, 1980/81.
- MAXIMO- ESTEVES, L. Da teoria à prática: educação ambiental com as crianças pequenas ou o fio da história. Porto: Porto Editora, 1998.
- MAYER, M. Evaluation the outcomes of environment and schools initiatives CEDE- Centro Europeo Dell Educazione, 1989.
- ___________. Educación Ambiental: de la acción a la investigación. Enseñanza de las Ciencias, v. 16, n. 2, jun.1998.
- ORLANDI, E.P. Enfoque linguístico discursivo: o discurso da educação ambiental. In: TRAJBER, R. & MANZOCHI, L.H. (Orgs.) Avaliando a educação ambiental no Brasil: materiais impressos. São Paulo: Gaia, l996.
- PEDRINI, A.G.(Org.). Educação Ambiental: reflexões e práticas contemporâneas. Petrópolis: Vozes, 1997.
- SANMARTÍ, N. L'educació ambiental a l'escola: reflexions des de l' àrea de Ciències Experimentais/ L'educació ambiental a l'escola: noves línies de reflexió i actuació. Dossiers Rosa Sensat, 1994.
- SILVA, M.L.R. Mudanças de comportamentos e atitudes São Paulo: Moraes, 1996.
- TARIN, R. Cal avaluar els projectes d'educació ambiental que fem a l'escola? L'educació ambiental a l'escola: noves línies de reflexió i actuació. Dossiers Rosa Sensat, 1994.
- TOMAZELLO, M.G.C. Evolução dos princípios de proteção ambiental: da estética à ética. Comunicações: Caderno do Programa de Pós-Graduação em Educação, Piracicaba, Universidade Metodista de Piracicaba, v. 6, n. 2, nov. 1999.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
05 Jan 2012 -
Data do Fascículo
2001
Histórico
-
Aceito
03 Ago 2001 -
Recebido
17 Abr 2000