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Educação em física: discutindo ciência, tecnologia e sociedade

Analisamos uma proposta processual que vem sendo construída via investigações e ações no ensino formal de Física, que busca a mutação de equipamentos tecnológicos "resolvidos" em equipamentos geradores de reflexão, indagação e conscientização. O processo é comprometido com as dimensões temáticas do ensino/aprendizagem e com a tríade ciência, tecnologia e sociedade. A estratégia utilizada pelos autores foi construir, na prática, um programa de investigação-ação. Os resultados apontam em favor do trabalho docente nessa direção progressiva, seja na descodificação dos equipamentos ou na aprendizagem mais significativa dos universais da Física vinculados aos produtos tecnológicos tradicionais ou contemporâneos, usualmente reconhecidos pelos licenciandos e seus alunos do ensino médio. Ressaltamos a disjunção entre tecnologia muito acessível a usuários não reflexivos e conhecimento científico pouco acessível. Isso se justifica pelos desdobramentos da tradição do pensamento grego que separou a techné da epistéme e, mais recentemente, pelos resultados da certeza do século passado, que hoje parece ser ainda convicção: a melhoria imperativa da qualidade de vida pelo progresso da tecnologia dispensa qualquer questionamento. Cabe enfrentar essa disjunção no ensino de Física e Ciências Naturais e buscar os elos para a melhoria da aprendizagem, naturalmente contando com o desejável interesse, sempre forte, quando o sujeito se defronta com os "objetos" da tecnologia.

Ensino de Física; Investigação-Ação; Ciência, Tecnologia, Sociedade; Objetos Tecnológicos


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