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Políticas curriculares e identidades docentes disciplinares: a área de ciências da natureza e matemática no currículo do Ensino Médio do estado de São Paulo (2008-2011)* * Esse artigo é fruto de resultados da pesquisa desenvolvida a partir do projeto "Formação docente em disciplinas escolares: políticas e identidades no contexto da cultura escolar", apoiado pelo CNPq nos processos U-475137/2008-6; PQ-306053/2009-8 e AT-504289/2010-1. Essa pesquisa também foi apresentada como parte integrante do painel "Identidade docente e formação disciplinar: a gestão do currículo e suas repercussões na prática docente a partir das políticas curriculares do Estado de São Paulo", no XVI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE), realizado na Unicamp, Campinas, em julho de 2012.

Curriculum policies in the area of the nature science and mathematics: relations between teacher narrative and curricular discourse in the high school curriculum of São Paulo state (2008-2011)

Este trabalho integra um projeto que investiga relações entre processos identitários docentes, reformas curriculares em nível de Ensino Médio e a noção de disciplina escolar. Focaliza, prioritariamente, a experiência curricular ocorrida no âmbito da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, com base nas políticas desenvolvidas desde 2008. Metodologicamente, a pesquisa se estruturou em dois momentos: (1) análise dos discursos presentes nos documentos curriculares da Proposta Curricular da SEE/SP acerca das identidades docentes; (2) realização e análise de entrevistas com cinco professores experientes da área das Ciências da Natureza e Matemática atuantes em escolas públicas paulistas. Como princípio teórico-metodológico, operou-se com os conceitos de narrativa e de mônadas. Da análise do material empírico, foi possível concluir que as identidades docentes expressas nos documentos curriculares são fragmentadas e contraditórias. Em relação às narrativas, foram percebidos usos e consumos ativos que rompem com a perspectiva de implementações acríticas.

Currículo; Ensino Médio; Escola pública; Ciências da natureza; Narrativa docente; São Paulo (Estado)


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