É bem tranquilo [estudar no sistema EAD], eu gosto, porque eu aprendo em casa, no meu ritmo. […], mas com disciplina do tempo, seguindo o calendário [do curso]. [H01] |
Dimensão pessoal relativa à sua aprendizagem, no que diz respeito às práticas. |
[Em casa] tenho acesso a tudo que eu preciso. Assisto às aulas no AVA, faço exercícios com livros [em PDF], no computador e no celular. [H02]. Pesquiso, faço todas as atividades que preciso. [H03] |
Dimensão epistêmica relativa à sua aprendizagem, no que diz respeito às práticas. |
Quando eu tenho dúvidas, ou alguém do Fórum tem e eu tenho que ajudar, […] e fico sabendo [os conteúdos a respeito das Ciências Naturais], posto no Fórum e todos podem aprender. [H04] |
Dimensão social relativa à sua aprendizagem, no que diz respeito aos valores. |
Eu me sinto bem quando ajudo no Fórum. [H05] |
Dimensão pessoal relativa à sua aprendizagem, a respeito das práticas. |
O professor está lá. Ele lê tudo que a gente escreve, mas dá um tempo para a gente resolver as dúvidas. Quando ninguém consegue, ou fala errado, ele aparece e ajuda. [H06] |
Dimensão epistêmica relativa à fonte de saber (professor e demais integrantes), a respeito das práticas. |
Também tem o lado ruim do Fórum. Muita pergunta idiota, mas tudo bem. [H07] |
Dimensão social relativa à fonte de saber (Fórum), a respeito dos valores. |
O Fórum sempre contribui com alguma coisa. Pensando bem, não vejo o lado ruim, não tem. […], é só você parar de ler. [H08] |
Dimensão epistêmica relativa à fonte de saber (Fórum), no que diz respeito aos modos de pensar. |
Algumas pessoas não sabem usar o Fórum, enchem com informações desnecessárias, e você perde o tesão de ler, cansa, irrita. [H09] |
Dimensão pessoal relativa à fonte de saber (Fórum), a respeito das práticas. |
Eu saio do Fórum se fico irritado, tomo um café, dou uma volta, depois volto. Faço isso para não falar o que penso e não discutir. [H10] |
Dimensão social relativa à fonte de saber (demais integrantes), no que diz respeito a atitudes. |
No cronograma do curso já está definido o que vai ser discutido no Fórum. Tem que fazer comentário sobre os textos complementares. Não é para perguntar de matrícula […], prova, nada disso. [H11] |
Dimensão epistêmica relativa à sua aprendizagem, no que diz respeito às práticas. |
Quando conheço pouco o assunto eu leio primeiro o que o pessoal escreveu [para fazer os meus comentários]. Eu aprendo com essas pessoas, com essas respostas que essas pessoas colocam lá. [H12] |
Dimensão epistêmica relativa à fonte de saber (demais integrantes), no que diz respeito ao modo de pensar. |
[Para realizar as atividades e aprender na EaD, você tem que] saber usar bem o computador, Websites. Quem não sabe apanha muito. Tem que saber o mínimo de navegação Web, para acessar os textos, vídeos; o mínimo de entendimento de como pesquisar no Google. Também, saber fazer downloads e armazenar arquivos no computador, de forma organizada. […]. Tem que saber usar o Word e Excel, para fazer os trabalhos, no final dos bimestres. Ah, e com [normas] ABNT. Também, para esses trabalhos, tem que saber usar programas de edição de imagens, porque, às vezes, você precisa criar uma imagem, para ilustrar algum ciclo de vida, fluxogramas […], e tem softwares que te ajudam a fazer isso, igual ao Draw.io. [H13] |
Dimensão epistêmica relativa ao saber (diversos saberes), no que diz respeito às técnicas. |
Você está sozinho, tem que pesquisar, para as aulas, exercícios, o Fórum. Olhando por esse lado, me parece ser um fator que ajuda no desenvolvimento da capacidade de pesquisa científica também. [H14] |
Dimensão epistêmica relativa à fonte de saber (demais integrantes), no que diz respeito ao modo de pensar. |
Porque é você e Deus, quer dizer, é você e o Google. [H15] |
Dimensão social relativa à fonte de saber (Google), a respeito dos valores. |