Acessibilidade / Reportar erro

Duas décadas de aprendizado no Projeto Geo-Escola: uma jornada para inserir Geociências nas escolas

Resumo:

Desde 2000 o projeto Geo-Escola reúne módulos regionais interdisciplinares que produzem, aplicam e avaliam material didático digital, buscando promover insights de inovação nos docentes. Em 20 anos, apesar da mudança radical da tecnologia e do acesso a ela, consolidouse um modelo de cooperação escola-universidade que envolve cuidadosa seleção de tópicos, temas e recursos didáticos. Identificaram-se questões metodológicas significativas e ao menos um impasse: o ensino escolar não obteve ganhos em inovação, apesar do pesado investimento em equipamentos e softwares. Este artigo analisa sucessos e insucessos, erros e acertos do projeto, cujo material experimental explora o potencial cognitivo das Ciências da Terra, inspirando docentes de educação básica a explorar o raciocínio geológico e os conceitos das Geociências para melhorar o desempenho e contextualizar o aprendizado. Os módulos em andamento exploram abordagens novas, revelando o principal benefício da iniciativa: explorar Geociências a partir da realidade local e, assim, despertar o interesse dos estudantes e da comunidade.

Palavras-chave:
Ensino de Geociências; Educação básica; Didática; Base nacional comum curricular

Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br