Groto e Martins (2015a)GROTO, S. R.; MARTINS, A. F. P. Monteiro Lobato em aulas de ciências: aproximando ciência e literatura na educação científica. Ciência & Educação, Bauru, v. 21, n. 1, p. 219-238, mar. 2015a. doi: https://doi.org/jcxm. https://doi.org/jcxm...
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Monteiro Lobato em aulas de cências: aproximando ciência e literatura na educação científica |
Avaliar o uso da literatura de Monteiro Lobato no ensino de Ciências e investigar os limites e as possibilidades da utilização de obras específicas de Lobato em aulas de Ciências. |
Groto e Martins (2015b)GROTO, S. R.; MARTINS, A. F. P. A literatura de Monteiro Lobato na discussão de questões acerca da natureza da ciência no ensino fundamental. Ensaio: pesquisa em educação em ciências, Belo Horizonte, v. 17, n. 2, p. 390-413, 2015b. doi: https://doi.org/jcxn. https://doi.org/jcxn...
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A literatura de Monteiro Lobato na discussão de questões acerca da natureza da ciência no ensino fundamental |
Analisar determinados aspectos das visões de Ciência presentes em três obras da literatura de Monteiro Lobato, visando à utilização desse material na discussão de questões acerca da natureza da Ciência em aulas de Ciências. |
Borim e Rocha (2017)BORIM, D. C. D. E.; ROCHA, M. B. Análise do potencial didático do livro de ficção científica no ensino de ciências. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 10, n. 2, p. 1-28, 25 out. 2017. doi: https://doi.org/jcxf. https://doi.org/jcxf...
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Análise do potencial didático do livro de ficção científica no ensino de ciências |
Analisar o potencial didático de uma obra literária de ficção científica no Ensino de Ciências, dando ênfase à Educação Ambiental. |
Hasse (2014)HASSE, C. The material co-construction of hard science fiction and physics. Cultural Studies of Science Education, Dordrecht, v. 10, n. 4, p. 921-940, fev. 2014.
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The material co-construction of hard science fiction and physics |
Explorar a relação entre a ficção científica e a Física e sob uma perspectiva da cultura da Ciência de gênero. |
Drigo Filho e Babini (2016)DRIGO FILHO, E.; BABINI, M. A gênese do inferno e do purgatório na Divina Comédia de Dante: uma ponte possível entre física e literatura. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 33, n. 3, p. 1047-1063, 15 dez. 2016. doi: https://doi.org/jcxg. https://doi.org/jcxg...
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A gênese do Inferno e do purgatório na Divina comédia de Dante: uma ponte possível entre física e literatura |
Motivar a aprendizagem através de cálculos de grandezas físicas tendo como pano de fundo a cosmogonia da Idade Média. |
Piassi (2015)PIASSI, L. P. C. A ficção científica como elemento de problematização na educação em ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 21, n. 3, p. 783-798, 2015. doi: https://doi.org/jcxw. https://doi.org/jcxw...
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A ficção científica como elemento de problematização na educação em ciências |
Fundamentar as razões para a presença da ficção científica nas diversas modalidades de educação em Ciências, em função de suas potencialidades problematizadoras. |
Góes et al. (2018) |
A obra Admirável mundo novo no ensino interdisciplinar: fonte de reflexões sobre ciência, tecnologia e sociedade |
Discutir o impacto da utilização de uma obra de ficção científica em sala de aula, com o intuito de estimular a leitura crítica do mundo, conforme preconizado por Freire. |