Resumos
Este trabalho apresenta questões relativas à educação científica e à atividade grupal ou coletiva, na perspectiva da abordagem sócio-histórica do desenvolvimento humano e do ensino científico presente nas obras dos russos L.S. Vigotski e A.N. Leontiev. Fundamentalmente, buscaremos estabelecer essa relação a partir da proposta de Zona de Desenvolvimento Próximo realizada por Vigotski, em que o autor enfatiza o papel da imitação e da cooperação no alcance de novos níveis de desenvolvimento, processo subsidiado pela instrução, tendo como mediação o educador.
Atividade; Processo grupal; Educação científica; Abordagem sócio-histórica
This paper presents some issues regarding scientific education as well as collective and group activities, within the socio-historical approach in human development and the scientific teaching which is found in the work of L.S. Vigotski and A.N. Leontiev. Basically we will try to establish this relation considering the zone of proximal development proposal by Vigotski in which the author emphasizes the cooperation and imitation roles for new developing levels. Such process is subsided by the instruction having the educator as the mediation.
activity; group process; scientific education; socio-historical approach
ARTIGOS
Educação científica e atividade grupal na perspectiva sócio-histórica
Sueli Terezinha Ferreira Martins
Professora Assistente Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista, Campus de Bauru e do Departamento de Neurologia e Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual Paulista, Câmpus de Botucatu, São Paulo, Brasil. (e-mail: stfm@fmb.unesp.br)
RESUMO
Este trabalho apresenta questões relativas à educação científica e à atividade grupal ou coletiva, na perspectiva da abordagem sócio-histórica do desenvolvimento humano e do ensino científico presente nas obras dos russos L.S. Vigotski e A.N. Leontiev. Fundamentalmente, buscaremos estabelecer essa relação a partir da proposta de Zona de Desenvolvimento Próximo realizada por Vigotski, em que o autor enfatiza o papel da imitação e da cooperação no alcance de novos níveis de desenvolvimento, processo subsidiado pela instrução, tendo como mediação o educador.
Unitermos: Atividade, Processo grupal, Educação científica. Abordagem sócio-histórica.
ABSTRACT
This paper presents some issues regarding scientific education as well as collective and group activities, within the socio-historical approach in human development and the scientific teaching which is found in the work of L.S. Vigotski and A.N. Leontiev. Basically we will try to establish this relation considering the zone of proximal development proposal by Vigotski in which the author emphasizes the cooperation and imitation roles for new developing levels. Such process is subsided by the instruction having the educator as the mediation.
Keywords: activity, group process, scientific education, socio-historical approach
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Artigo recebido em outubro de 2001 e selecionado para publicação em setembro de 2002.
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Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
22 Mar 2011 -
Data do Fascículo
2002
Histórico
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Aceito
Set 2002 -
Recebido
Out 2001