Acessibilidade / Reportar erro

Educação Matemática & Ciência da Computação na escola: aprender a programar fomenta a aprendizagem de matemática?* * Este artigo faz parte da pesquisa de doutorado intitulada "O desenvolvimento do raciocínio condicional a partir do uso de teste no Squeak Etoys, do primeiro autor".

Mathematics Education and Computer Science in school: does learning to code foster the learning of Mathematics?

Resumo:

Nesse artigo propõe-se uma discussão para compreender como é possível promover a aprendizagem da matemática quando se aprende a programar. O objetivo é propor que a Educação Matemática possa ser um meio alternativo para a inserção da Ciência da Computação na escola básica. O debate decorre de uma pesquisa de doutorado que investigou como ocorre o desenvolvimento do raciocínio condicional em tal contexto de aprendizagem. São realizadas considerações sobre a importância da inserção da Ciência da Computação na escola e do desenvolvimento do Pensamento Computacional, além de apresentar exemplos de como aprender a programar fomenta a aprendizagem de matemática. O presente estudo também indica a relação intrínseca entre a lógica e a matemática.

Palavras-chave:
Educação matemática; Ciência da computação; Ensino e aprendizagem; Ensino básico

Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br