Resumo:
O raciocínio quantitativo é uma habilidade fundamental para o desempenho matemático, pois envolve a compreensão conceitual das operações matemáticas. Este estudo se propôs a investigar o papel das habilidades cognitivas como precursoras da compreensão conceitual da aritmética. Participaram 127 alunos de 3º e 4º anos do Ensino Fundamental, os quais foram testados em duas habilidades de domínio geral: memória de trabalho e consciência fonêmica, e em duas habilidades de domínio específico: transcodificação numérica e estimativa numérica. Além disso, a compreensão conceitual dos alunos foi avaliada por meio de uma tarefa de raciocínio quantitativo. A partir de uma análise de regressão múltipla, os resultados indicam que memória de trabalho, transcodificação numérica e estimativa numérica influenciam o desempenho no raciocínio quantitativo. Esses resultados corroboram a importância de estimular essas habilidades desde primeiros anos da escola para prevenir dificuldades e auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem da aritmética conceitual pelas crianças.
Palavras-chave:
Ensino de matemática; Raciocínio matemático; Aritmética; Formação de conceitos; Ensino fundamental