Acessibilidade / Reportar erro

O software Atlas.ti como recurso para a análise de conteúdo: analisando a robótica no Ensino de Ciências em teses brasileiras

Atlas.ti software as a resource for content analysis: analyzing robotics in science teaching in Brazilian theses

Resumo:

Este trabalho se propõe a apresentar a utilização do software Atlas.ti como recurso para a realização das técnicas da Análise de Conteúdo de Bardin. Para isso, utilizamos como marco metodológico a revisão sistemática das teses brasileiras que se debruçam sobre o uso da robótica educacional no ensino de ciências. Descrevemos, a partir dos dados levantados na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, os caminhos no software para conduzir as etapas de pré-análise, exploração do material e inferências. Diante disso, foi possível identificar tendências e lacunas da pesquisa brasileira em nível de doutorado sobre o foco temático, tendências essas que foram discutidas nas quatro categorias empíricas de análise: base epistemológica, inconsistência metodológica, público alvo e características da produção nacional. Após as inferências, foi possível compreender o escopo das teses brasileiras, bem como concluir que o software representa um recurso tecnológico satisfatório para cumprir todas as etapas da análise de conteúdo.

Palavras-chave:
Software Atlas.ti; Análise de conteúdo; Revisão de literatura; Robótica educacional; Ensino de ciências

Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br