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[Pr]: Então gente. Entenderam? Só que agora, vocês vão fazer essa comparação para o átomo de Thomson, para esse modelo que vocês representaram aí. Para ficar mais fácil da gente entender, vocês vão pensar em algo familiar a vocês. O que vocês costumam ver no dia a dia de vocês que vocês podem pensar assim: 'nossa, eu posso comparar isso com o átomo de Thomson.
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A professora problematiza a situação para os estudantes: selecionar um análogo para ser comparado com o modelo atômico de Thomson. |
2 |
[Caio]: É mesmo, por exemplo, bola de gude ... |
Sugere um análogo: bola de gude (tese 1) |
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[Carlos]: Que bola de gude o quê! Ela tem energia por acaso?
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Carlos refuta a ideia de Caio e argumenta a partir da informação de presença de energia no átomo. |
6 |
[Pr]: Mas gente, tem energia no átomo?
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A professora interrompe a interação para direcionar o diálogo. |
7 |
[Caio]: Não, elétron. É elétron.
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O estudante avalia sua afirmativa e diz se referir ao "elétron" quando disse "energia". |
8 |
[João]: Eu acho que pode ser a roda do carro porque quando ela está rodando a esfera tem... [os colegas interrompem a fala de João com conversas paralelas] |
O estudante começa a sugerir uma comparação. |
[...] |
13 |
[João]: Tipo a esfera do carro, quando ela está rodando tem é... esse negócio elétrico... senão ela não rodava não...
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João sugere uma comparação com a roda de carro como análogo. |
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[Caio]: Mas o carro é elétrico, não é elétron não. |
Caio tenta refutar, afirmando que o átomo possui elétron e não é elétrico como o João sugeriu. |
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[P]: Tá. Quando o colega fala assim que pode ser a esfera do carro...
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A pesquisadora começa a auxiliar os estudantes no mapeamento de suas comparações. |
16 |
[João]: É no carro tem um tanto de esfera que fica rodando, de rolamento ...
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João argumenta em defesa da sua comparação, esclarecendo que quer comparar o átomo com o rolamento (tese 2) presente na roda do carro. |
[...] |
19 |
[P]: Aqui, vocês estão pensando assim: 'ah eu tenho que comparar com algo que tenha energia, eletricidade...' Não necessariamente gente. Quando o colega fala assim 'eu quero comparar com a roda, porque ela se movimenta', pensando naquela movimentação do arco, não é? Não precisa de ser alguma coisa capaz de se perceber a presença dos elétrons, vocês podem pensar que é semelhante a alguma coisa que tenha a movimentação que os elétrons tem... ou alguma coisa que tenha alguma outra característica que o átomo tem... Mas não precisa ser alguma coisa que tenha a carga explicitamente. Entenderam?
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A pesquisadora tenta auxiliar os estudantes na evolução de suas comparações. |
20 |
[Carlos]: Entendi...
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Carlos afirma compreender a explicação dada pela professora. |
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[Pr]: Então, pensem aí...
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Nesse momento a pesquisadora e a professora se ausentam do grupo. |
22 |
[Caio]: Roda de bicicleta...
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Caio sugere um análogo: roda de bicicleta (tese 3). |
23 |
[João]: Roda de bicicleta é esférico por acaso?
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João argumenta em função da tese 3 não compartilhar similaridade física com o átomo. |
24 |
[Caio]: Tá. Rolimã. Carrinho de rolimã. A rolimã está rolando tem um tanto de esfera por dentro uai... Ele tem elétron onde?
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Caio retoma o análogo rolamento (tese 2) e começa uma avaliação da comparação a partir da procura de informações sobre o átomo. |
25 |
[Arthur]: Na esfera uai...
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Arthur auxilia Caio na elaboração de ideias sobre o átomo. |
[...] |
32 |
[Arthur]: Rolimã... É... Tem esfera e gira, não gira?
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Arthur defende a tese 2 e argumenta a partir da informação sobre a semelhança de movimentação entre o análogo e o conceito. |
[...] |
36 |
[P]: Quais foram as ideias aí gente?
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A pesquisadora retoma ao grupo e solicita que os estudantes apresentem suas ideias. |
37 |
[Caio]: Um falou roda, outro falou rolimã, carrinho de rolimã...
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Caio expõe os análogos que foram sugeridos. |
[...] |
41 |
[P]: Tá. E como é a rolimã? Me explica para eu entender...
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A pesquisadora solicita esclarecimentos aos estudantes. |
[...] |
48 |
[Arthur]: Tem tipo um monte de esfera dentro... [o estudante faz um desenho para auxiliar a pesquisadora no entendimento sobre o rolamento] Seria assim [mostrando para o desenho] aqui, tem tipo um eixo central, e esse fica parado enquanto os outros estão girando
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O estudante desenha o rolamento para auxiliá-lo em sua explicação para a pesquisadora. |
49 |
[P]: Tá. Beleza. E o que pode ser comparado aí?
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A pesquisadora solicita o mapeamento da comparação. |
50 |
[Carlos]: Igual lá, fica girando com elétrons, e tem as esferas...
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Carlos mapeia as correspondências da comparação. |
51 |
[João]: Mas os elétrons ficam dentro da esfera.
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João argumenta acrescentando uma nova informação sobre a localização dos elétrons. |
[...] |
55 |
[Carlos]: Tem a roda de bicicleta também, que tem os raios... A roda gira, tem os raios que pode ser tipo os elétrons...
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Carlos retoma análogo (tese 3) e argumenta em defesa, a partir da correspondência da comparação. |
[...] |
57 |
[P]: E aí gente, vocês concordam? Porque você está achando que é bobeira, Caio?
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A pesquisadora solicita que os estudantes justifiquem seus posicionamentos. |
58 |
[Arthur]: Ah... Acho que dá uai, tem aqueles raios, e... está em constante movimento...
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Arthur defende a tese 3 e argumenta a partir da correspondência do análogo com a movimentação dos elétrons no átomo. |
59 |
[Caio]: Mas a roda é assim [faz gestos se referindo ao fato da roda não ser uma esfera e, sim um círculo] |
Caio avalia a tese 3 e destaca a limitação dela não compartilhar similaridade física com o átomo. |
[...] |
63 |
[P]: E aí o que seria isso [se referindo aos 'raios']? |
A pesquisadora solicita o mapeamento. |
64 |
[Arthur]: Seria os elétrons igual no outro [se referindo ao modelo deles para representar o átomo de Thomson]...
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O estudante apresenta a correspondência entre os domínios. |
65 |
[P]: Mas aí [se referindo ao análogo bicicleta], os elétrons eles estão em anéis ou estão nessa forma aí, como é a roda da bicicleta? Isso não é anel, né?
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A pesquisadora questiona os estudantes para que eles identifiquem a limitação na analogia sugerida por eles. |
[...] |
67 |
[João]: É tipo assim, que o formato da roda é o formato da esfera e por dentro são os raios e os raios são os elétrons ... |
João justifica seu ponto de vista a partir do mapeamento da comparação. |
68 |
[Arthur]: E aí fica girando...
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Arthur complementa o mapeamento feito por João acrescentando uma nova informação. |
69 |
[P]: Mas aí, aqui na roda de bicicleta o que gira é o quê? Só a roda. Os anéis dos elétrons, eles giram?
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A pesquisadora questiona auxiliando-os no mapeamento da analogia. |
70 |
[Arthur]: Junto né...
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Arthur afirma que no átomo os anéis contendo elétrons giram junto da esfera que representa o átomo. |
71 |
[P]: E no átomo? Esses elétrons que estão em anéis eles giram juntos com a esfera ou eles giram diferente, giram lá dentro?
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Pesquisadora questiona com a intenção de auxiliar os estudantes a refletirem sobre a movimentação do elétron dentro do átomo. |
72 |
[João]: Giram diferente...
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João afirma que a movimentação dos elétrons é independente da movimentação da esfera do átomo. |
73 |
[Arthur]: Ah! Espera aí... Tem roda de carro também...
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Arthur sugere um nova solução: roda de carro (tese 4). |
74 |
[Carlos]: Ah é!
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Carlos concorda com a tese 4. |
75 |
[Arthur]: Que a roda é assim, o carro freia, mas por dentro continua rodando ainda...
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Arthur utiliza explicação para esclarecer sobre o análogo. |
[...] |
78 |
[João]: É . O carro pára e a roda continua girando... Só por dentro da roda.
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João argumenta em defesa da tese 4 ressaltando a similaridade entre os dois domínios. |
79 |
[P]: Entendi. E aí seria o quê? Essa roda girando lá dentro?
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A pesquisadora solicita detalhes do mapeamento. |
80 |
[João]: Os elétrons... Que daí eles não rodam junto com a esfera...
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João expressa a relação de similaridade. |
81 |
[Arthur]: A esfera está tipo parada e os elétrons girando por dentro...
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Arthur defende a comparação: movimentação dos elétrons independente da movimentação da esfera do átomo. |