Logomarca do periódico: Ciência & Educação (Bauru)

Open-access Ciência & Educação (Bauru)

Publicação de: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
Área: Ciências Humanas Versão impressa ISSN: 1516-7313
Versão on-line ISSN: 1980-850X

Sumário

Ciência & Educação (Bauru), Volume: 31, Publicado: 2025
Ordenar publicações por

Ciência & Educação (Bauru), Volume: 31, Publicado: 2025

Document list
EDITORIAL
Um turno sociopolítico para a educação em ciências? Moura, Cristiano Barbosa de
ARTÍCULO ORIGINAL
Concepciones previas de estudiantes de Ingeniería Agronómica sobre técnicas de Biología Molecular: una investigación didáctica aplicada basada en mapas conceptuales Sánchez, Ysbelia Camejo, Ivana

Resumo em Espanhol:

Resumen Investigación de aplicación didáctica, interpretativa y descriptiva con el propósito de obtener una aproximación a los conocimientos previos de estudiantes de Ingeniería Agronómica, acerca de las principales técnicas de la Biología Molecular, con la finalidad de recabar información relevante para construcción de Unidades Educacionales Potencialmente Significativas con auxilio en laboratorios virtuales y remotos. En la evaluación de los mapas conceptuales se siguió la propuesta del Método de Puntuación Unitaria y el Índice General de Construcción Integrativa de Significados. El análisis de las informaciones generó contribuciones en dos direcciones: la primera en el acercamiento a los conceptos inclusores, su organización y posibles niveles de complejidad, así como el nivel de construcción integrativa de significados de partida de cada uno de los estudiantes; la segunda, en la utilización de dichas concepciones en el proceso de construcción de futuras estrategias de facilitación de Aprendizaje Significativo.

Resumo em Inglês:

Abstract This study examines the didactic, interpretive, and descriptive approaches used to assess the prior knowledge of undergraduate agricultural engineering students regarding key techniques in molecular biology. The aim is to gather relevant information for a comprehensive teaching unit that integrates virtual and remote laboratories. We used a unified scoring method and the General Index of Integrative Construction of Meanings to evaluate the concept maps. The information provided insights into two main areas: first, it helped clarify the understanding of integrative concepts, their organization, and potential levels of complexity; second, it addressed the degree of integrative construction of each student's initial understanding. These findings are critical for designing future strategies to promote meaningful learning.
ARTIGO ORIGINAL
A percepção do aluno sobre o que é ser aluno: escutas no espaço escolar e suas implicações no Ensino de Física Januário, Maria Derlandia de Araújo Massoni, Neusa Teresinha

Resumo em Português:

Resumo Este artigo apresenta escutas realizadas com jovens no espaço escolar, sob a lente teórica de Gimeno Sacristán, que vê o aluno como uma construção social, e análises que buscam identificar reflexos na educação científica. Realizamos rodas de conversas com turmas do 3º ano do Ensino Médio em uma escola pública no estado do Rio Grande do Sul, visando compreender como percebem o que é ser aluno. Por meio da análise de conteúdo, observamos que os estudantes associam o bom aluno à disciplina, à participação e ao cumprimento de regras, enquanto se veem como jovens com múltiplos interesses. A escuta se mostrou essencial para alcançar uma integração em sala de aula, incitar reflexões críticas sobre seu papel, estreitar laços de confiança entre professor e aluno, e se configura como um caminho proveitoso para estimular a participação ativa em dinâmicas argumentativas no compartilhamento do conhecimento científico.

Resumo em Inglês:

Abstract This article features interviews with young individuals in a school setting, examined via the theoretical lens of Gimeno Sacristán, who perceives the student as a social construct and analyzes them to identify reflections in science education. We conducted focus groups with third-year high school students at a public school in Rio Grande do Sul to ascertain their perceptions of student identity. Content analysis revealed that students equate being good students with discipline, involvement, and adherence to regulations while seeing themselves as young people with diverse interests. Listening was found to be essential for promoting integration in the classroom, encouraging critical reflection on their roles, building trust between teachers and students, and proving to be a fruitful way to stimulate active participation in the argumentative dynamics of sharing scientific knowledge.
ARTIGO ORIGINAL
Poesia popular nordestina e Ensino de Biologia: um estudo das obras de Patativa do Assaré Eduardo-Santos, Anderson Motokane, Marcelo Tadeu

Resumo em Português:

Resumo As práticas pedagógicas no Ensino de Biologia frequentemente carecem de diversificação, mantendo-se, em grande parte, centradas no conteúdo científico em detrimento de outros saberes, especialmente os produzidos no Nordeste do Brasil. A perspectiva intercultural emerge como uma abordagem apontada para superar esse cientificismo e promover uma educação pautada no respeito à diversidade cultural. Neste estudo avaliamos como a poesia popular nordestina pode contribuir para um ensino de Biologia alinhado com o diálogo intercultural. Para tanto, foi utilizado um corpus composto por 30 poesias de Patativa do Assaré, submetidas a uma Análise Textual Discursiva. Os resultados evidenciam que as poesias do autor abrigam críticas às injustiças sociais enfrentadas pelo povo nordestino, além de expressar conhecimentos sobre sua cultura, notadamente em relação à biodiversidade. Em nossa análise, esses conhecimentos possuem o potencial de integrar a Biologia a outras formas de saber, promovendo a formação de alunos e professores que reconheçam, valorizem e respeitem as diferenças culturais.

Resumo em Inglês:

Abstract This study explores how popular poetry from the Northeast region of Brazil can enhance biology education by promoting intercultural communication. We used a textual-discursive approach to analyze a collection of thirty poems by Patativa do Assaré. Pedagogical practices in Biology Education often lack diversification, with a focus on scientific content at the expense of other knowledge, such as that produced in the Northeast of Brazil. The intercultural worldview emerges as an effective strategy to go beyond this narrow focus and promote an educational framework that values cultural diversity. Our research shows that the poems provide valuable insights into the culture of the Brazilian Northeast, concerning biodiversity, and underscore the socioeconomic inequalities faced by its residents. We conclude that this knowledge can assist teachers and students in recognizing and embracing cultural differences while integrating biology with other forms of knowledge.
location_on
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro