Resumo:
Neste artigo recuperamos algumas percepções sobre o bairro habitado pelas crianças que frequentam o Merendero Los Pibes em Villa París, na conurbação de Buenos Aires. A preocupação de elaborar uma memória própria, que retomou as opiniões dessas crianças, foi desencadeada pelas obras públicas municipais que começaram em meados de 2021. A dinâmica própria das crianças e o seu uso nos espaços comunitários não foram considerados, nem a participação delas na tomada de decisões foi promovida. Neste artigo, apressentam-se os conhecimentos cotidianos de meninos e meninas, bem como as distintas formas de apropriação de espaços públicos e comunitários, seguindo a ideia de “lugares para, com e das crianças” (Gülgönen y Corona 2019Gülgönen, Tuline, y Yolanda Corona. 2019. ¿Jugar en la ciudad? La percepción de niñas y niños de la Ciudad de México sobre su entorno urbano. Cadernos de Pesquisa em Educação 21: 60-80. https://doi.org/10.22535/cpe.v21i49.26101.
https://doi.org/10.22535/cpe.v21i49.2610...
). As contribuições da geografia da infância e da antropologia da infância estruturaram a pesquisa, com base em uma metodologia de pesquisa-comprometida.
Palavras-chave:
Crianças; Bairro da periferia; Experiência espacial; Participação; Adultocentrismo