Acessibilidade / Reportar erro

A avaliação morfométrica de NB84, sinaptofisina e AgNOR é útil para o dignóstico histológico e prognóstico dos tumores neuroblásticos periféricos (pNTs)

OBJETIVO: Estudar a importância dos marcadores NB84 e AgNOR e explorar as relações quantitativas entre esses marcadores com o diagnóstico e prognóstico assim como as relações entre NB84 e AgNOR e outros marcadores tumorais e estromais em 28 tumores neuroblásticos periféricos. MÉTODOS: Examinamos AgNOR, NB84 e sinaptofisina e vários outros marcadores em tecidos tumorais de vinte e oito pacientes com tumors neuroblásticos primários. Tratamento dos pacientes incluiu: cirurgia para o estágio 1, quimioterapia e transplante de medula óssea para a maioria dos pacientes nos estágios 3 e 4. Utilizamos histoquímica, imunohistoquímica e morfometria para avaliar a intensidade e extensão de expressão do AgNOR, NB84 e sinaptofisina, tendo o prognóstico dos pacientes incluído o tempo de sobrevida até a morte por recurrência dos tumores neuroblásticos. RESULTADOS: Estadiamento (p<0.01), AgNOR (p<0.01), NB84 (p<0.01) e sinaptofisina (p=0.01) foram marcadores independents de sobrevida. CONCLUSÕES: A determinação dos marcadores NB84 e sinaptofisina mostrou-se como uma ferramenta útil no diagnóstico dos tumors neuroblásticos periféricos; a associação desses marcadores à expressão de AgNOR pelas células tumorais contribuiu à determinação do prognóstico e estabelecimento do protocolo terapêutico para os pacientes.

Neuroblastoma; Prognóstico; AgNOR; Ploidia de DNA; NB84; Sinaptofisina


Faculdade de Medicina / USP Rua Dr Ovídio Pires de Campos, 225 - 6 and., 05403-010 São Paulo SP - Brazil, Tel.: (55 11) 2661-6235 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: clinics@hc.fm.usp.br