Acessibilidade / Reportar erro

Edward W. Said leitor de Nietzsche* * Traduzido do italiano para o português por Anna Maria Lorenzoni. ,** ** Paolo Stellino é pesquisador do Instituto de Filosofia IFILNOVA, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Este trabalho é financiado com fundos nacionais por meio da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito da Norma Transitória - DL 57/2016/CP1453/CT0010.

Edward W. Said reader of Nietzsche

Resumo:

Não obstante a filosofia de Nietzsche tenha exercido uma grande influência no pensamento de Said, essa influência ainda tem recebido pouca atenção crítica. O objetivo deste artigo é remediar essa lacuna incidindo particularmente nas diversas analogias que ligam o perspectivismo de Nietzsche à concepção de Said, presente em seu notório livro Orientalismo, segundo a qual não é possível haver representação verdadeira, uma vez que toda representação implica uma interpretação, que é ela mesma uma reconstrução do objeto de interpretação. A última parte do artigo busca mostrar que, embora ambos compreendam o conhecimento humano como perspectivo, nem Nietzsche, nem Said defendem um relativismo epistemológico radical.

Palavras-chave:
interpretação; orientalismo; perspectivismo; relativismo; representação; verdade

Grupo de Estudos Nietzsche Rodovia Porto Seguro - Eunápolis/BA BR367 km10, 45810-000 Porto Seguro - Bahia - Brasil, Tel.: (55 73) 3616 - 3380 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadernosnietzsche@ufsb.edu.br