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A concepção nietzschiana de ceticismo em Schopenhauer como educador* * Tradução de Fernando R. de Moraes Barros

Nietzschean Scepticism Conception in Schopenhauer as Educator

Resumo:

O objetivo do presente ensaio consiste em esclarecer a concepção nietzschiana de ceticismo presente em Schopenhauer como educador - em especial, à luz do §3 da aludida obra. Sem passar ao largo das principais preocupações de Nietzsche em sua filosofia de juventude como um todo, bem como do horizonte hermenêutico pós-kantiano que lhe é contemporâneo, o texto conta enfatizar que, na terceira Consideração extemporânea, Nietzsche está sobretudo preocupado com as consequências corrosivas do ceticismo à filosofia (e aos filósofos), e, potencialmente, à inteira cultura de sua época, razão pela qual estaria empenhado, já, na elaboração de uma sabedoria capaz de neutralizar tal periculosidade, fornecendo uma orientação aos nossos mais profundos e efetivos problemas vitais.

Palavras-chave:
Schopenhauer; educação; ceticismo; pós-kantismo

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