Acessibilidade / Reportar erro

A vontade de potência e a política democrática* Partes deste ensaio foram extraídas de um trabalho anterior, de minha autoria, cf. HATAB (1995) e HATAB( 2008). Uma versão recente deste trabalho, com o título "Nietzsche's Will to Power and Politics", foi publicada em: KNOLL, Manuel; STOCKER, Barry (orgs.). Nietzsche as Political Philosopher. Berlim, Boston: Walter de Gruyter, 2014, p. 113-133 (c) Walter de Gruyter GmbH & Co. KG. Tradução de Saulo Krieger.

The Will to Power and Democratic Politics

Resumo

Neste artigo, desejo explorar o conceito de vontade de potência [Wille zur Macht] de Nietzsche e suas relações com a filosofia política. Em primeiro lugar, apresento uma visão geral da vontade de potência e sua centralidade no pensamento do filósofo, onde potência envolve mais uma estrutura de tensões recíprocas do que força destrutiva. Depois de me haver com a ideia de que Nietzsche é um pensador político ou antipolítico, proporei que a abordagem das estruturas sociais pelo filósofo parte de teorias políticas tradicionais, sobretudo a moderna teoria contratualista de governo, de feitio liberal. Na sequência, revisitarei um argumento que permeia meu trabalho anterior, qual seja, o de que a adoção por Nietzsche da estrutura agonística da vida social proporciona uma alternativa robusta para a filosofia política, em especial no que diz respeito às instituições legais e à política democrática.

Palavras-chave:
política; vontade de potência; democracia; agon

Grupo de Estudos Nietzsche Rodovia Porto Seguro - Eunápolis/BA BR367 km10, 45810-000 Porto Seguro - Bahia - Brasil, Tel.: (55 73) 3616 - 3380 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadernosnietzsche@ufsb.edu.br